Parque do Monge oferecerá mais atrações aos visitantes 20/01/2020 - 11:56

Serão abertos dois Editais de Permissão de Uso, um para a exploração de atividades de turismo de aventura e outro para permitir a venda de alimentos pré-prontos e bebidas. Também estão previstos investimentos na infraestrutura do local.

 

O Instituto Água e Terra abrirá dois editais de chamamento público para o Parque Estadual do Monge, localizado no município da Lapa. Os Editais de Permissão de Uso têm como objetivo permitir a exploração comercial dentro do parque, melhorando a recepção de visitantes e expandindo as atrações turísticas. A previsão é que os editais sejam lançados em abril.

“O Estado deu um grande passo para resgatar este espaço, um dos mais belos parques do Paraná. Essa é uma oportunidade para a exploração dos serviços como turismo de aventura e a venda de alimentos e bebidas na estrutura já existente”, explica o diretor de Gestão do Patrimônio Natural do instituto, Rafael Andreguetto.

EDITAIS – Um dos editais será referente ao espaço do café, permitindo à iniciativa privada oferecer alimentos pré-prontos e bebidas aos visitantes. Outro será aberto para a exploração do turismo de aventura, como a locação de bikes e equipamentos de paragliders.

Para melhorar a receptividade dos turistas será firmado um Termo de Cooperação com a Prefeitura da Lapa para ceder o espaço Centro de Visitantes ao município para exploração de atividades atrativas e informativas, como a venda de artesanatos.

INFRAESTRUTURA - O Governo também vai investir em projetos de infraestrutura e logística do parque. Entre as melhorias estão a reforma da guarita, instalação de sanitários, sinalização turística, reforma do escritório administrativo e revitalização do oratório, que ganhará um espaço para apresentações culturais, além da revitalização das trilhas de caminhada que dão acesso aos atrativos.

O PARQUE – Localizado na Região Metropolitana de Curitiba, o parque abriga a Gruta do Monge – local de peregrinação religiosa – na qual teria vivido o Monge João Maria D’ Agostinis, um dos personagens central da Guerra do Contestado que se dedicava ao estudo das plantas da região, medicava enfermos, fazia profecias e orações.

Para chegar à gruta o visitante passa por uma longa escada em pedra, próximo ao um mirante, que desce a uma fonte de água. Uma das trilhas leva à Pedra Partida, grande salão feito de pedra com uma fenda formada pelo desgaste ao longo de milhares de anos. Quase na entrada do parque, ao lado direito, está o Mirante do Cristo. 

Serviço
Parque Estadual do Monge

Atendimento: todos os dias, das 7h às 18h
Local: Av. Getúlio Vargas, s/n - zona rural da Lapa
Contato: (41) 3622-0967

 

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:

https://www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo