Monumento Natural Salto São João

Gerente:
Juarez Baskoski

Como Chegar:

O caminho para se chegar até o local também vale como um belo passeio, é possível apreciar belas paisagens de campos e pinheirais, além de algumas típicas casas que marcam a colonização ucraniana da região. São 22 quilômetros do centro de Prudentópolis se dividindo em 7 deles pelo asfalto e 15 em estrada de chão batido.

O Monumento Natural Salto São João fica a 22 km do Centro de Prudentópolis, em uma área de 15 alqueires que impressiona pela beleza cênica. No meio de uma floresta de araucárias bem preservada, surge uma cachoeira com grande volume de água, com uma queda de 84 metros de altura e segue pelo Rio São João. A criação do Monumento Natural do Salto São João tem o objetivo de garantir proteção integral ao remanescente de Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucárias), flora, fauna e recursos hídricos, em especial a cachoeira e os paredões e demais recursos ambientais protegidos e seu entorno que formam um cânion de 84 metros de altura e está situado no Rio São João. O Rio São João é um dos rios que compõem a Bacia do Rio Ivaí, com 56 km de extensão dentro do município. É um dos principais rios de Prudentópolis e ao longo do seu leito existem quedas d'água e locais utilizados para lazer. O local possui estacionamento com capacidade para 54 veículos leves e quatro ônibus. Um centro de visitantes de 453 metros quadrados, com anfiteatro, banheiros, lanchonete e loja de artesanato. A Gestão da Unidade é compartilhada, entre o Instituto Ambiental do Paraná e a Prefeitura Municipal de Prudentópolis.

TERRA DAS CACHOEIRAS – Prudentópolis é conhecida como terra das cachoeiras gigantes. São mais de cem quedas com alturas que variam de 80 a quase 200 metros. O objetivo do Governo do Estado e da prefeitura de Prudentópolis é valorizar o turismo na região, explorando esse potencial natural.

Salto São João - Queda de água de 84 metros situada no Rio São João no meio de uma mata de araucárias bem preservada de araucárias, o seu entorno forma um cânion, cujo pode ser observado no mirante do Parque.

Grupos maiores de 15 pessoas precisam agendar a visita junto à Secretaria Municipal de Turismo de Prudentópolis com antecedência mínima de dois dias úteis.

O Monumento possui um estacionamento com capacidade para veículos leves e ônibus, um centro de visitantes de 453 metros quadrados, com anfiteatro, banheiros, lanchonete e espaço para comércio.