Selo Clima Paraná

O Selo Clima Paraná é uma iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, com o objetivo de combater as Mudanças Climáticas e, ao mesmo tempo, preparar as empresas paranaenses para desafios regulatórios, como o provável advento da precificação de carbono, promovendo uma transição competitiva para uma economia mais robusta, geradora de riqueza e sustentável ambientalmente. 

A Sedest, por meio da Resolução nº47/2019, aperfeiçoou as Normas do Selo Clima Paraná, já valendo para a 5ª edição do Selo Clima Paraná, em 2019. A mudança visa a redução da pegada de carbono – metodologia criada para medir as emissões de gases de efeito estufa – que tem por objetivo combater as mudanças climáticas drásticas que possam causar desastres naturais.

Uma das alterações foi a possibilidade da redução das emissões ser relativa à quantidade física da produção, também conhecida como Intensidade Carbônica. Esta situação se aplica quando o aumento das emissões é proporcionalmente menor que o aumento da produção. Ou seja, quando a empresa emite menos por unidade de produto.

Outra novidade é que o limite mínimo de redução das emissões passa a ser 0,5% ao ano. Neste caso, é reconhecido o desafio da indústria em dar os primeiros passos na redução das emissões. Por outro lado, os inventários de emissões devem buscar o mais alto nível de agregação organizacional.

O Selo Clima é uma premiação para as empresas paranaenses que decidem voluntariamente medir, divulgar e reduzir a pegada de carbono, que revela as emissões de dióxido de carbono (CO2), o mais importante gás de efeito estufa, causador do aquecimento global e das mudanças climáticas. 

O Selo Clima “OURO” exige inventários auditados pelo INMETRO. O Selo CLIMA “OURO PLUS” exige a redução, também auditada, da Pegada de Carbono.

 

CLIQUE AQUI para aderir o Selo Clima Paraná.

 

Mais informações: Portal Conexão Ambiental