Trilha Ambiental

A Trilha Ambiental da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), promovida por meio do Instituto Água e Terra (antigo IAP), é uma tenda itinerante com atividades de educação ambiental, principalmente para o público infanto-juvenil.

As ações são desenvolvidas, em especial, durante o verão nas praias do Litoral paranaense, e também em outras épocas do ano, durante diferentes eventos. As atividades são de cunho educativo informativo e são desenvolvidas com base no lúdico e interativo, fazendo com que os participantes se envolvam e se somem como agentes multiplicadores.

Entre os principais atrativos e atividades da tenda estão painéis simbolizando uma trilha com informações de cuidados com o meio ambiente, jogo gigante de tabuleiro com passeio ecoturístico pelo Litoral do Paraná e Serra do Mar, jogo gigante de dominó, pintura corporal com ilustrações de animais, entre outros jogos educativos.

Os conteúdos dos painéis da trilha mostram questões sobre o Litoral, Serra do Mar, conservação da natureza e biodiversidade, bioma Mata Atlântica e Unidades de Conservação. Também são abordados temas como comportamento adequado na praia, protocolo de resgate de animais marinhos, lixo no mar, animais marinhos, campanha de combate ao abandono e aos maus tratos de animais domésticos, economia e cuidados com a água, combate ao tráfico de animais silvestres, aplicativo Detetives da Natureza, entre outros.

O jogo de tabuleiro leva os participantes para uma viagem ecoturística utilizando meios de transporte como bicicleta (pela Estrada da Graciosa), carro (pela BR 277), trem (pela Serra do Mar), barco (pelas ilhas) e de ônibus (caminho por Garuva). De acordo com seus comportamentos pelo caminho, os participantes avançam ou retrocedem casas no jogo.

São utilizados também bichos de pelúcia para representar, além dos animais marinhos, aqueles pertencentes ao bioma Mata Atlântica e os que são vítimas de tráfico. Eles são utilizados em contos e de forma a simbolizar o que acontece quando animais marinhos ingerem lixo.

A maquiagem ecológica é um dos atrativos que mais chama a atenção das crianças. Durante a pintura, as crianças recebem explicações sobre os cuidados com os animais.

 

(Não temos datas previstas no momento)