Paraná Turístico
O Paraná Turístico é um programa desenvolvido pela Paraná Turismo, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), que busca realizar ações para fomento, qualificação e promoção do turismo estadual dentro dos princípios sustentável, social e econômico, de forma pactuada com a sociedade, consolidando o Paraná como um destino turístico inteligente e responsável.
O programa segue 3 linhas de ações:
A gestão inteligente do turismo estadual é estabelecida através do planejamento e organização integrados com os atores e políticas públicas do setor, e, baseados em dados e informações estratégicas visando:
- Fomentar a operacionalização e o monitoramento do Plano Estadual de Turismo 2016-2026;
- Fomentar a governança estadual de Turismo;
- Fomentar e implementar a Regionalização do Turismo;
- Fomentar e produzir informações estratégicas para o Turismo estadual.
Os destinos, produtos e serviços turísticos são competitivos e qualificados através da criação e inovação dos negócios turísticos, implantação de novos modelos de gestão e prestação de serviços, utilizando-se da normatização e da segmentação para ampliação e qualificação da oferta turística estadual, visando:
- Fomentar ações voltadas à competitividade no turismo;
- Qualificar os municípios e regiões turísticas através de assessoramento técnico;
- Fomentar a segmentação do turismo (Gastronômico, Náutico, Rural, Negócios e Eventos, Ecoturismo e aventura);
- Fomentar e assessorar a implantação da infraestrutura turística;
- Promover o cadastro dos prestadores de serviços turísticos;
- Promover capacitação e qualificação para prestadores de serviços turísticos – públicos e privados.
A promoção turística do Paraná é realizada de forma inovadora e competitiva, com apoio a divulgação e comercialização de seus destinos e produtos para os paranaenses e os mercados nacional e internacional, através de ações voltadas ao público direto e indireto que ampliem o fluxo e a receita turística, visando:
- Criar e disponibilizar materiais impressos e digitais;
- Participar de eventos de promoção;
- Promover negócios para viagens e turismo.