Inscrições para atuação na temporada terminam nesta quarta-feira 08/12/2020 - 17:29

São 63 vagas para atendimento aos turistas nas praias do Litoral, na Ilha do Mel e em parques estaduais. Os selecionados vão organizar e desenvolver atividades de lazer, entretenimento e de educação ambiental junto ao público.

 

Estudantes de Turismo e Hotelaria que queiram enriquecer o conhecimento na prática podem se inscrever para atuar em atividades voltadas aos turistas durante a temporada de verão 2020/2021. As inscrições devem ser feitas até o fim do dia desta quarta-feira (09).

A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo publicou no mês passado um edital para o credenciamento de 63 estudantes de Bacharelado em Turismo ou Hotelaria. Caberá a eles organizar e desenvolver atividades para os turistas nas praias do Litoral e nos parques estaduais.

O objetivo é levar saúde e entretenimento aos moradores e veranistas, além de fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico da região. No ato da inscrição, os estudantes podem optar pelo local onde vão atuar.

São disponibilizadas vagas para as praias do Litoral no período de 4 a 31 de janeiro de 2021; na Ilha do Mel, de 18 de dezembro a 07 de fevereiro; ou nos parques estaduais Pico Marumbi, do Cerrado, do Guartelá, Vila Rica do Espírito Santo, Serra Baitaca, Rio das Onças, do Palmito, do Monge, Lago Azul, São Camilo, e Monumento Natural Salto São João, entre os dias 21 de dezembro a 01 de março.

De acordo com a técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, os selecionados passarão por uma capacitação para dar melhor atendimento aos turistas. “Eles precisam saber qual é a função que devem exercer e também sobre o turismo no Paraná. A ideia é que, além de apresentar os atrativos locais, os colaboradores possam apresentar atrações turísticas de outras regiões, em uma abrangência das 14 regiões turísticas do Estado”, afirmou.

PARQUES ESTADUAIS – Neste ano, o trabalho com os turistas durante a temporada foi estendido aos parques estaduais. A decisão levou em conta uma pesquisa que levantou o direcionamento da retomada do setor no Estado. A pesquisa mostrou que tem ocorrido procura por áreas naturais, em ambientes abertos e sem aglomeração.

“Hoje o turismo de natureza é o que mais cresce no País e o trabalho nessas Unidades de Conservação se torna um importante campo de aprendizagem e profissionalização dos participantes. Além disso, é uma oportunidade para que o Estado consiga dar auxílio e orientação sobre o uso público desses espaços durante o maior fluxo de visitantes”, afirmou o diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT), Rafael Andreguetto.

Os estudantes também serão os responsáveis por adotar práticas de sustentabilidade na execução das atividades, inclusive orientando o público-alvo.

ILHA DO MEL – Um dos destinos mais procurados por veranistas é a Ilha do Mel, que abriga uma estação ecológica de grande importância para o patrimônio do Paraná e também uma área de parque estadual.

O reforço de profissionais durante a temporada na Ilha do Mel é fundamental para a preservação do meio ambiente e a prevenção de crimes ambientais. “Os estudantes terão a oportunidade de estar em contato com um dos principais destinos ecológicos do país e do seu patrimônio histórico. Poderão ter contato direto com o turista, com o empreendedor em um destino extremamente importante para o desenvolvimento econômico regional e para o turismo do estado do Paraná”, afirmou Andreguetto.

Ao todo, 12 estudantes serão selecionados para atuar na Ilha do Mel. Além de receber diária, eles ficarão hospedados na Escola Estadual na praia de Encantadas.

BENEFÍCIOS – Conforme o Edital de Credenciamento nº 01/2020, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo vai custear as despesas de alimentação dos participantes (café da manhã, almoço, lanche e jantar). A hospedagem (alojamento) é garantida em determinados locais, conforme consta edital. Os selecionados atenderão os turistas de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h.

Para os monitores foi considerada a carga horária de oito horas diárias, sendo adotado o valor da hora disposto no Decreto 5283/2020, de R$ 13,63, que resulta em um valor diário de R$ 109,04.

CREDENCIAMENTO – Os interessados devem se candidatar até esta quarta-feira (09) através do link disponível no edital (acesse AQUI). Junto ao formulário de inscrição devem ser entregues as cópias digitalizadas, em PDF, dos documentos solicitados, conforme descrito no item 4.2.1 do edital nº 01/2020. Dúvidas devem ser enviadas à Comissão de Credenciamento, no e-mail projetoverao@turismo.pr.gov.br.

O resultado dos selecionados será publicado no Diário Oficial do Estado e divulgados e nos sites www.sedest.pr.gov.brwww.iat.pr.gov.br, www.paranaturismo.pr.gov.brwww.seti.pr.gov.br e www.administracao.pr.gov.br.

 

Confira as datas e locais que podem ser escolhidos pelos estudantes:

 

De 04/01/2020 a 31/01/2020:

Pontal do Paraná – Três postos fixos

Matinhos – Dois postos fixos

Guaratuba – Um posto fixo

Antonina, Morretes e Paranaguá – Dois postos móveis

 

De 18/12/2020 a 07/02/2021 (com alojamento):

Ilha do Mel – Quatro postos fixos

 

De 21/12/2020 e 01/03/2021 (com alojamento):

Parque Estadual Pico Marumbi

Parque Estadual do Cerrado

Parque Estadual do Guartelá

Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo

 

De 21/12/2020 a 01/03/2021 (sem alojamento):

Parque Estadual Serra Baitaca

Parque Estadual Rio das Onças

Parque Estadual do Palmito

Parque Estadual do Monge

Parque Estadual Lago Azul

Parque Estadual São Camilo

Monumento Natural Salto São João

 

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/