Créditos de Biodiversidade

O Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), tornou-se o primeiro governo subnacional do mundo a instituir uma política pública de créditos de biodiversidade, como forma de geração de incentivos financeiros, por meio de serviços ambientais prestados à preservação, conservação e restauração ambiental. No contexto ambiental, o Paraná é destaque em sustentabilidade, pois foi considerado o estado mais sustentável do Brasil, de acordo com a OCDE. Isso demonstra que as políticas públicas estão sendo elaboradas e executadas de modo integrado, com a finalidade de proteger e conservar os recursos naturais. É prioridade do Paraná estabelecer políticas públicas no combate à perda da biodiversidade.

Os créditos de biodiversidade surgem como uma solução inovadora e essencial para o enfrentamento dos desafios ambientais globais.

No sentido de combater a perda da biodiversidade e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) publicou a Resolução nº 53, de 21 de outubro de 2024. O referido instrumento normativo institui a Política Estadual de Créditos de Biodiversidade, objetivando incentivar as ações de manutenção, preservação, conservação, restauração, recuperação e melhoria dos ecossistemas, por meio de instrumentos econômicos que gerem renda àqueles que promovem essas ações e proporcionem benefícios sociais, econômicos e ambientais.