Prevenção de Incêndios na Natureza
O Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza (Previna), promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e apoio do Instituto Água e Terra (IAT), tem como objetivo fornecer meios para a prevenção e o combate a incêndios florestais nas Unidades de Conservação do Paraná, garantindo a preservação dos patrimônios ambientais do Estado.
O Previna foi estabelecido em 2018, através do Decreto Estadual nº 10.859, e possui convênio entre a Sedest, IAT, Corpo de Bombeiros e Batalhão da Polícia Ambiental para auxílio mútuo na fiscalização ambiental, prevenção, controle e combate a incêndios.
São promovidos também treinamentos a brigadistas voluntários para auxílio das ocorrências. Atualmente o Programa conta com 220 brigadistas inscritos. Os brigadistas estão recebendo treinamentos e também contam com seguro de vida nos momentos de atuação.
Como participar do Programa?
As inscrições para a temporada 2022 estão abertas.
Então cadastre-se AQUI, é rapidinho!
Planos de Contingência para Incêndios:
Para que o Programa funcione de forma efetiva é fundamental que as UCs tenham Planos de Contingência para Incêndios.
O plano de contingência é um documento norteador que estabelece ações e procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta e indiretamente na prevenção, preparação e na resposta às emergências e desastres provocados por incêndios florestais.
Os planos estão sendo realizados de acordo com a prioridade das Unidades de Conservação, iniciando pelas Unidades que apresentam alto risco de incêndio.
Atualmente, 38 Unidades de Conservação contam com o referido documento, os quais podem ser consultados AQUI.
Resultados:
Em 2021 foram investidos R$ 80 mil em equipamentos de proteção e combate ao fogo. Dentre eles são, luvas, motosserras, sopradores costais, lances de mangueiras, abafadores de incêndio, ferramentas combinadas machado pulaski, ferramentas combinadas Mc Leod e mochilas flexíveis anti incêndio.
Em 2022 foram investidos R$ 745.117,35 mil em equipamentos de proteção e combate ao fogo. Dentre eles foram adquiridos abafadores de incêndio, motosserras, sopradores costais, extintores, perneiras, geradores de energia, queimadores pinga-fogo, rádios comunicadores, dentre outros.
Como prevenir incêndios?
1) Não jogar lixo ou bitucas de cigarro na rua ou terrenos baldios;
2) Não soltar balões;
3) Não fazer a limpeza de seu terreno utilizando o fogo;
4) Não fazer fogueiras em florestas ou plantações.
Para quem ligar?
A população deve acionar socorro em casos de incêndios florestais pelos telefones 193 ou 199 e denunciar crimes contra o patrimônio natural através do número 181.