Visitar a Ilha do Mel

O que é

A Ilha do Mel é um dos principais pontos turísticos do litoral paranaense, com praias, morros, trilhas e monumentos que contam a história do estado. É, também, uma Unidade de Conservação para proteção de ecossistemas naturais: manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais. Da superfície da Ilha, 81% formam uma Estação Ecológica, e outros 12% um Parque para preservação e reconstituição de ambientes naturais de praia, costões rochosos e importantes remanescentes de florestas.

Com o Parque Estadual e a Estação Ecológica, 93% da Ilha estão em Unidades de Conservação, garantindo a proteção integral da diversidade biológica.

Atrativos:

  • Gruta das Encantadas: formação rochosa de influência marinha, um dos patrimônios mais importantes da Ilha. Para chegar até ela é preciso percorrer uma trilha de cerca 600 metros do trapiche de Encantadas;
  • Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres: construída em 1679. Patrimônio Cultural que pode ser acessado por meio de uma trilha de cerca de 4 quilômetros do trapiche de Brasília;
  • Farol de Conchas: construído em 1872, o Farol é acessado por uma trilha seguida de uma escadaria com 150 degraus. No topo do Morro das Conchas é possível observar a antiga construção e ter uma bela visão panorâmica.

Quem pode visitar

Qualquer pessoa.

Como visitar

O acesso à Ilha do Mel é por barco. O embarque pode ser feito em Pontal do Sul ou em Paranaguá (os terminais de embarque tem estacionamentos para veículos). Na Ilha, só é permitido circular a pé ou de bicicleta.

Tempo de deslocamento (de acordo com o local de partida):

  • Pontal do Sul / Pontal do Paraná: 30 minutos de travessia
  • Paranaguá: 1 hora e 30 minutos de travessia

Passagens:

  • É possível atravessar com os barcos de linha Abaline ou táxis náuticos autorizados
  • As passagens podem ser compradas pela internet

Atenção! Por seu um local de preservação, a Ilha tem regras específicas para visitação. Na página sobre a Ilha do Mel você encontra informações sobre poluição, animais, trilhas, acampamentos entre outras.

Horário de visitação

As travessias começam às 8h e vão até às 18h, dependendo da embarcação escolhida.

Pode haver interrupção do serviço se o tempo não estiver favorável à navegação.

O que diz a lei

A Estação Ecológica da Ilha do Mel foi criada pelo Decreto nº 5.454, de 21 de setembro de 1982.

E o Parque Estadual pelo Decreto nº 5.506, de 21 de março de 2002.


Forma de atendimento:

Diferentes meios

Quanto custa:

Consulte as informações com os tipos de travessias e os valores.