Água no Campo
O Projeto Água no Campo, realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), por meio do Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com prefeituras locais, busca viabilizar a perfuração de poços artesianos para abastecer áreas rurais e regiões mais isoladas, garantindo acesso à água de qualidade para as famílias.
O poço, que dá acesso a aquíferos para retirada de água subterrânea, consiste na perfuração, revestimento, filtro, pré-filtro, motobomba e vedação.
Atualmente, o Instituto Água e Terra possui 03 (três) equipes para execução dos serviços de perfuração de poços tubulares profundos nos municípios do Estado do Paraná.
A iniciativa é também uma maneira de minimizar os impactos com a estiagem e situações emergenciais, conforme Decreto Estadual n° 8299/2021, de 05 de agosto de 2021.
Resultados / Expectativa:
2019: 118 poços foram viabilizados em 48 municípios.
2020: 170 poços foram viabilizados em 67 municípios.
2021: 144 poços foram viabilizados em 36 municípios.
2022: até setembro, 99 poços foram viabilizados em 33 municípios.
Como participar do Projeto?
Para participar do projeto é preciso formalizar um Convênio entre o IAT e a Prefeitura Municipal. A prefeitura deve enviar ofício de solicitação via e-Protocolo, endereçado à Sedest.
O Instituto Água e Terra, por meio da diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, disponibiliza o equipamento de perfuração e equipe técnica. A prefeitura fica encarregada de definir o local da perfuração e pelo fornecimento dos tubos de revestimentos ou filtros, combustível (óleo diesel), areia, brita, cimento e custeio.
Após a conclusão dos serviços de perfuração, fica sob responsabilidade da prefeitura e comunidades a regularização da área de uso em comum, a operacionalização do poço (bomba, reservatório, energia e adução) e a solicitação da outorga de uso do manancial.
Confira a alegria das pessoas em ter acesso à água de qualidade: