ParanáClima

As mudanças climáticas devem tornar os fenômenos extremos mais frequentes e intensos no Paraná nas próximas décadas, afetando os sistemas naturais e humanos. Estudos e pesquisas do Simepar indicam que todas as regiões do Estado são suscetíveis a algum tipo de desastre ambiental intensificado pelas alterações nos padrões climáticos em longo prazo.

Coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), o Programa Paranaense de Mudanças Climáticas – ParanáClima tem três eixos para enfrentar os cenários de mudanças climáticas globais:

  • planos e políticas públicas;
  • ações de mitigação; 
  • geração de conhecimento.

O eixo geração de conhecimento conta com duas ferramentas desenvolvidas pelo Simepar: o Inventário Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa e o Índice de Vulnerabilidade dos Municípios. Com modernos recursos científicos e tecnológicos, são gerados dados fidedignos e estimativas confiáveis para subsidiar as políticas públicas de proteção, mitigação e adaptação às mudanças do clima.

Este é um sistema informatizado de consulta aos dados do Inventário Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa e do Índice de Vulnerabilidade dos Municípios. Concebido e planejado para atender às necessidades de gestores, pesquisadores, mídia e da comunidade em geral, emprega funcionalidades e aplicações de webdesign para facilitar a navegação: consistência, simplicidade, praticidade e clareza.

O Paraná é um dos estados mais populosos e economicamente desenvolvidos do Brasil. Assim como outros países e estados, enfrenta o desafio de monitorar e reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) com o objetivo de mitigar a mudança do clima.

O Inventário Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa estima as emissões lançadas pelos 399 municípios paranaenses classificadas por setor produtivo e suas atividades no período de 2005 a 2019. São analisados os gases que causam mais impactos no clima:  dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, hidrofluorcarbonos e hexafluoreto de enxofre.

A análise climática realizou a calibração do risco climático dos munícipios para eventos extremos de déficit e excesso hídrico, os quais podem levar aos cenários de crises já vivenciados no Paraná. Para esta finalidade, o Simepar analisou a climatologia dos munícipios e os relatórios de desastres naturais da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, referentes aos eventos de inundações, cheias, deslizamentos e estiagem.

Na determinação de cenários futuros, foram utilizados os produtos de modelos climáticos globais, preconizados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Estes foram refinados para escala regional, a partir da implementação de modelos climáticos regionais em uso no Simepar. São consideradas as alterações na magnitude, variabilidade e características do clima, a sensibilidade e a capacidade adaptativa de cada município e região do Estado perante os cenários futuros das mudanças climáticas, tendo como condicionantes os indicadores socioeconômicos. 

Inventário Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa

O Inventário está disponível para o público e encontra-se no link abaixo: 

https://paranaclima.simepar.br/inventario/

Índice de Vulnerabilidade dos Municípios

Para visualizar o índice acesse:

https://paranaclima.simepar.br/clima/