Ponto de Coleta de Óleo de Cozinha

Um projeto que envolve população, governo e iniciativa privada tem tirado milhares de litros de óleo de cozinha do meio ambiente, gerando renda e contribuindo para os trabalhos do Hospital Erasto Gaertner, principal centro de diagnóstico e tratamento de câncer do Paraná.

O circuito começa no ponto de coleta instalado na Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). Todo o óleo recebido na Secretaria é entregue à reciclagem. A partir dele são fabricados detergentes, água sanitária, sabão em pasta e em pedra. 10% desses produtos de limpeza são doados ao Erasto Gaertner.

Este é mais um exemplo de que um suposto problema ambiental pode virar uma oportunidade. Se antes tínhamos óleo contaminando rios, hoje, pode salvar vidas, gerando emprego e renda. Nosso desafio é demonstrar que a questão ambiental atualmente, além de ser urgente, é também um grande palco para a conscientização social, no que diz respeito a reutilização desses resíduos.

O ponto de coleta recebe milhares de litros de óleo de cozinha usado todos os anos.

 

Um litro de óleo de cozinha pode contaminar até 20 mil litros de água. Isso porque os óleos, seja de origem vegetal ou animal, são insolúveis em contato com a água. Quando descartado no ralo da pia ou do banheiro, o óleo vai para o esgoto, pode entupir as tubulações e poluir os rios e mananciais de abastecimento público. Se lançado diretamente no solo, também causa problemas, pois acumula nos bueiros ou nas margens dos rios, impermeabilizando o solo e agravando a situação das enchentes.

 

Para que o óleo tenha um destino correto, basta seguir esses passos:

  • Espere o óleo usado esfriar;
  • Deposite o material em uma embalagem PET, com o auxílio de um funil;
  • Após esse procedimento, é só depositar a garrafa em um dos postos de coleta disponíveis.

 

    Em Curitiba, além do posto de coleta da Secretaria, as embalagens pet também podem ser destinadas à Coleta Seletiva (Lixo que não é Lixo), entregues nos Armazéns da Família que participam do programa de coleta de óleo de cozinha e em todas as Lojas Condor.

    ​​​​​​