Educação Ambiental

Programa Estadual de Educação Ambiental:

O Programa Estadual de Educação Ambiental do Paraná (PEEA-PR), desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), é um documento para o planejamento de estratégias que conduzam a novos planos, projetos e ações de Educação Ambiental para sociedades sustentáveis a serem implementados nas diferentes esferas da sociedade, sejam elas o setor público ou privado, organizações sociais, academia, entre outros. Cumpre a Política Estadual de Educação Ambiental, estabelecida pela Lei Estadual nº 17.505/2013 e regulamentada pelo Decreto nº 9.958/2014.

Acesse o material AQUI (em finalização).

Portal Conexão Ambiental:

O Portal Conexão Ambiental é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) com o objetivo de:

• Coletar e disponibilizar informações sobre boas práticas e ações para educação ambiental e sustentabilidade;
  • Disponibilizar livremente materiais informativos, educacionais, conteúdo de projetos, estudos e boas práticas para educação ambiental no Paraná;
  • Fortalecer ações locais organizando e disponibilizando informações sobre experiências que visam a sustentabilidade e educação ambiental;
  • Estimular a cooperação e parcerias para ações que visem a sustentabilidade e educação ambiental entre as diferentes esferas.

Acesse o Portal AQUI.

Detetives da Natureza:

O Detetives da Natureza é um projeto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) que visa estimular a observação e registros fotográficos da flora e fauna nativa do Estado do Paraná, por meio do APP iNaturalist, contribuindo para um banco de dados sobre a biodiversidade.

Acesse a Plataforma AQUI.

Trilha Ambiental - uma aventura no Litoral:

O projeto Trilha Ambiental - uma aventura no Litoral, promovida pelo Instituto Água e Terra (IAT), é uma tenda itinerante com atividades de educação ambiental, principalmente para o público infanto-juvenil.

As ações são desenvolvidas, em especial, durante o verão nas praias do Litoral paranaense, e também em outras épocas do ano, durante diferentes eventos. As atividades são de cunho educativo informativo e são desenvolvidas com base no lúdico e interativo, fazendo com que os participantes se envolvam e se somem como agentes multiplicadores.

Entre os principais atrativos e atividades da tenda estão painéis simbolizando uma trilha com informações de cuidados com o meio ambiente, jogo gigante de tabuleiro com passeio ecoturístico pelo Litoral do Paraná e Serra do Mar, jogo gigante de dominó, pintura corporal com ilustrações de animais, entre outros jogos educativos.

Painéis:

Os conteúdos dos painéis da trilha mostram questões sobre o Litoral, Serra do Mar, conservação da natureza e biodiversidade, bioma Mata Atlântica e Unidades de Conservação. Também são abordados temas como comportamento adequado na praia, protocolo de resgate de animais marinhos, lixo no mar, animais marinhos, campanha de combate ao abandono e aos maus tratos de animais domésticos, economia e cuidados com a água, combate ao tráfico de animais silvestres, aplicativo Detetives da Natureza, entre outros.

Jogo de tabuleiro:

O jogo de tabuleiro leva os participantes para uma viagem ecoturística utilizando meios de transporte como bicicleta (pela Estrada da Graciosa), carro (pela BR 277), trem (pela Serra do Mar), barco (pelas ilhas) e de ônibus (caminho por Garuva). De acordo com seus comportamentos pelo caminho, os participantes avançam ou retrocedem casas no jogo.

Bichos de pelúcia:

São utilizados também bichos de pelúcia para representar, além dos animais marinhos, aqueles pertencentes ao bioma Mata Atlântica e os que são vítimas de tráfico. Eles são utilizados em contos e de forma a simbolizar o que acontece quando animais marinhos ingerem lixo.

Pintura:

A maquiagem ecológica é um dos atrativos que mais chama a atenção das crianças. Durante a pintura, as crianças recebem explicações sobre os cuidados com os animais.

Trilha Ambiental - Ecoturismo:

O projeto Trilha Ambiental - Ecoturismo, promovida pelo Instituto Água e Terra (IAT), segue a mesma ideia da Trilha Ambiental - uma aventura no Litoral. A diferença está no tema abordado nos painéis e atividades.

Os 12 painéis da tenda levam o público, prioritariamente infanto-juvenil, a aprenderem sobre curiosidades da biodiversidade do Paraná.

O projeto conta também com um circuito de atividades educativo-ambientais lúdicas (jogos, brincadeiras, dinâmicas) cujos conteúdos são correlacionados à temática ambiental presente nos painéis.

Cartilhas Educativas da Mila:

As Cartilhas Educativas da Mila foram produzidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e Instituto Água e Terra (IAT) com o objetivo de divulgar assuntos importantes da fauna, de maneira educativa e lúdica, ao público infanto-juvenil.

Mila e os Animais da Fauna Urbana

fauna urbana