Conhecer o Museu Alfredo Andersen em Curitiba

O que é

Por meio desse serviço, você tem acesso a todas as informações sobre o Museu Alfredo Andersen (MAA).

O Museu é biográfico: promove um mergulho na vida e obra do artista e educador que dá nome ao espaço. Alfred Emil Andersen nasceu na Noruega, mas foi em Curitiba que desenvolveu sua longa trajetória artística.

No Museu estão mais de 400 peças, entre obras, estudos e objetos pessoais do artista, além de trabalhos de alunos e discípulos que estudaram na escola fundada por ele. Gravuras, cerâmicas e obras de arte de outros artistas brasileiros da segunda metade do século 20 também fazem parte do acervo.

O prédio foi construído no fim do século 19 e funcionou como ateliê de Andersen.

Quem pode conhecer

Qualquer pessoa.

Como conhecer

Além das exposições, o MAA oferece ateliês de arte, com cursos de curta duração para adultos. Consulte a programação e requisitos para inscrição.

O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) promove diferentes oficinas de curta duração para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Consulte a programação e requisitos para inscrição.

Biblioteca Max Conradt Júnior

A biblioteca tem cerca de mil obras, que podem ser consultadas no local. O acervo é composto de livros de artes plásticas e publicações do colecionador de obras de arte e agente cultural que deu nome à biblioteca.

Acervo on-line

Algumas das obras do MAA integram os mais de 190 mil itens disponíveis no site Museus do Paraná.

Endereço

Rua Mateus Leme, 336, Centro, Curitiba-PR.

É possível agendar visitas guiadas, destinadas somente a escolas, pelo telefone (41) 3323-5184.

Horário de visitação

De terça a sexta, das 9h às 18h.

Aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

Telefones: (41) 3222-8262/3323-5148.

O que diz a lei

O MAA segue a Legislação do Sistema Estadual de Museus do Paraná, publicada no Diário Oficial n° 3.356, de 24 de setembro de 1990. De acordo com a lei, os museus são espaços dotados de quadro funcional, com acervo aberto ao público, destinados a coletar, pesquisar, conservar, expor e divulgar obras com objetivos educacionais, culturais e de lazer.


Forma de atendimento:

Integralmente Presencial

Quanto custa:

Gratuito