Ações ambientais do Paraná serão apresentadas em congresso nacional 24/09/2012 - 08:34



O Paraná apresentará seu Programa Bioclima e atividades em unidades de conservação no estande montado para o VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que acontece em Natal (RN) de segunda a quinta-feira da semana que vem (23 a 27).. Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Ambiental do Paraná participam do encontro. O tema desta edição é “Áreas protegidas: Um oceano de riquezas e biodiversidade”.

O Paraná é pioneiro na criação de um programa voltado à contenção e prevenção de invasões biológicas na flora do ecossistema. Espécies exóticas invasoras (EEI) são consideradas a segunda maior causa mundial de perda de biodiversidade em ambientes naturais e a primeira em unidades de conservação. O programa paranaense, sob coordenação do IAP, promove desde 2005 erradicação e controle das espécies invasoras em 22 de suas 58 unidades de conservação (UCs).

João Batista Campos, engenheiro agrônomo e secretário executivo do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cema), explicou que o congresso será uma excelente oportunidade para troca de informações. “O Paraná estará contribuindo para geração de conceitos para melhor manejo das áreas protegidas”.

Para a engenheira florestal do IAP Junia Heloisa o programa de Controle e Erradicação de Espécies Exóticas tem importante papel na conservação de áreas naturais. “O pioneirismo paranaense contribuiu para que outros estados brasileiros adotassem programas semelhantes”, afirmou Junia.

Campos, Junia e a engenheira agrônoma Odete Terezinha Bertol Carpanezzi, também do IAP, vão apresentar o artigo “Controle e Erradicação de Espécies Exóticas: Estratégia para Recuperação Ecológica em Unidades de Conservação”.

BIOCLIMA – Lançado em abril, o Programa Bioclima é um conjunto de medidas para a preservação dos recursos naturais do Estado. O programa foi reconhecido como exemplar e inovador por conceituados ambientalistas e instituições de defesa do meio ambiente. As iniciativas contempladas no Bioclima respondem à necessidade de preservação ambiental, com o compromisso de melhoria da qualidade de vida. O Bioclima Paraná é a contribuição do Estado ao Plano Estratégico Brasileiro para a Convenção da Diversidade Biológica e à Convenção do Clima e as Metas de Biodiversidade definidos na COP-10, da Organização das Nações Unidas.