Ações de conscientização ambiental do Verão Maior Paraná impactaram 30 mil famílias 15/02/2024 - 15:50

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) encerrou neste domingo (4) sua participação no Verão Maior Paraná 2023/2024 com um balanço positivo de público e de ações de educação ambiental. Durante 40 dias, cerca de 30 mil famílias foram impactadas de alguma forma com atividades de sensibilização ambiental no Ecoponto da Sedest em Matinhos, no Litoral.

O objetivo foi sensibilizar os veranistas e a comunidade local sobre a importância de manter o Litoral limpo e preservar o meio ambiente, especialmente os ecossistemas da Mata Atlântica, da restinga e do manguezal, que abrigam uma rica biodiversidade.

Foram distribuídos cerca de 28 mil materiais orientativos, como folders e flyers, com dicas e informações sobre consumo consciente, descarte correto de resíduos, eliminação de criadouros do mosquito transmissor de dengue, turismo responsável e guarda de animais.

A pasta também entregou mais de 12,5 mil brindes ecológicos, como ecobags, leques e lixeiras para carros, para incentivar o descarte consciente.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado das nossas ações, que tiveram uma ótima aceitação e adesão do público. Conseguimos transmitir a mensagem de que é possível aproveitar o verão com responsabilidade e respeito ao meio ambiente, contribuindo para a sustentabilidade do nosso Litoral”, afirmou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge.

BRINCADEIRAS – Quem foi à praia de Matinhos também se divertiu com as atividades propostas na tenda da Sedest. As crianças e adolescentes foram desafiadas a completar atividades lúdicas e educativas, entre elas jogos de tabuleiros e trilhas. Quem conseguiu completar as atividades propostas foi contemplado com brinquedos de praia, como baldinhos e bolas.

Entre as atividades, um destaque foi o "EcoExploradores", um jogo de tapete de lona que foi usado por todas as faixas etárias. Ele consiste na busca de imagens relativas ao meio ambiente, que foram sorteadas por meio de uma roleta, e serviram de motor para o educador discutir diferentes temáticas. No total, foram 4 mil itens distribuídos para quase 3 mil famílias que participaram das atividades. Os jogos trataram do descarte correto de resíduos, fauna e flora nativas, turismo responsável e guarda responsável.

Houve ainda atividades com eco-peneiras para limpeza da areia, destinadas aos adultos, uma forma de mostrar quanto lixo pode se acumular na areia se for descartado incorretamente, além de estimular a reciclagem.

A Secretaria também distribuiu cerca de 1,3 mil cartazes de conscientização ambiental nos comércios e prédios públicos da região.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.