Agenda 21 começa a discutir temas para elaboração de documento 11/08/2015 - 11:00

Os temas para o documento Agenda 21 Paraná começaram a ser discutidos na tarde desta terça-feira (11), no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em Curitiba.
Os participantes, entre eles engenheiros, professores e técnicos, foram divididos para analisar e dar sugestões aos textos elaborados ano passado pelos grupos de trabalho do Fórum Permanente da Agenda 21.
O tema da primeira oficina foi Biodiversidade e Recursos Naturais. Ao todo serão analisados seis temas diferentes. “A ideia é que as oficinas sejam vistas como um dia de trabalho. Provocar mudanças de comportamento e fazer com que estas pessoas sejam agentes multiplicadores é o nosso objetivo”, explica Rosana Gnipper, coordenadora da Agenda 21. Depois das oficinas será aberta uma consulta pública no site da Sema.
Os temas norteadores das oficinas são:

- Recursos Naturais e Biodiversidade

- Governança e Empoderamento

- Direitos Humanos e de Todas as Formas de Vida

- Pesquisa, Inovação, Ciência e Tecnologia

- Infraestrutura e Integração
- Padrões de Produção e Consumo

Para Elizabeth dos Santos, diretora de uma escola do município de São José dos Pinhais, a elaboração da Agenda 21 vai ajudar futuras gerações. “Este documento que estamos analisando é um suporte para enxergarmos o que realmente podemos deixar para nossos netos e bisnetos. É uma visão mais ampla do que se pode fazer de melhor hoje para que todos possam viver melhor amanhã”, enfatiza.
Fórum Permanente - Composto por representantes do Governo e da sociedade, o Fórum tem o objetivo de elaborar e implementar a Agenda 21 no Paraná. Em 2014 participaram das ações da Agenda 21 49 diferentes instituições, sendo 26 governamentais e 16 não governamentais, além de 7 instituições de ensino superior e 13 participantes ativos (cidadãos que não representam nenhuma instituição juridicamente constituída), num total de 62 pessoas.


Agenda 21 - É uma ferramenta de planejamento e desenvolve suas atividades baseada no envolvimento e responsabilidade compartilhada, num processo participativo continuado. A Agenda 21 trabalha com base em temas norteadores que são: Direitos Humanos e de Todas as Formas de Vida; Padrões de Produção e Consumo; Recursos Naturais e Biodiversidade; Infraestrutura e Integração; Pesquisa, Inovação, Ciência e Tecnologia; Governança e Empoderamento.

As oficinas serão abertas ao público e não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações pelos telefones (41)3304-7786 e (41)3304-7790 ou pelo e-mail: agenda21parana@gmail.com.

GALERIA DE IMAGENS