Apresentação do Zoneamento Ecológico-Econômico do Paraná estará disponível à população no site do ITCG 05/05/2014 - 13:30

A partir desta segunda-feira, dia 05, a apresentação do Zoneamento Ecológico-Econômico estará disponível à população através do site do Instituto de Cartografia e Geociências do Estado do Paraná (ITCG), no http://www.itcg.pr.gov.br/. “Esta apresentação possibilita que todos possam acompanhar o trabalho dos técnicos do Governo, ao mesmo tempo que abre espaço para o meio eletrônico. No site também há espaço para críticas, dúvidas e sugestões”, explica Gislaine Lessa, diretora de Geociências do ITCG. O principal objetivo é que a população do Estado possa contribuir com o trabalho técnico, democratizando e dando transparência ao material apresentado.
A primeira, das sete consultas públicas que serão realizadas entre os meses de maio e junho, acontece no próximo dia 14. De acordo com o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Caetano de Paula Júnior, a transparência do conteúdo do ZEE-PR é de fundamental importância para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado. “ A Legislação prevê consultas públicas para a elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico. Mas, dividimos amplamente a participação popular. O material está disponível no site do Instituto de Cartografia e Geociências do Estado do Paraná (ITCG). Com isso, quem quiser, pode contribuir mesmo sem comparecer as consultas públicas. É importante que todos participem, deem sugestões e tirem suas dúvidas. Com a participação da população ganha o ambiente e a sociedade”, enfatiza o secretário.

Programa de Zoneamento Ecológico- Econômico – o programa é coordenado pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) e conta com a parceria de 22 instituições estaduais e federais. O objetivo do ZEE-PR é tornar-se uma ferramenta de planejamento estratégico do Estado, contribuindo para a otimização e eficiência das iniciativas voltadas para o desenvolvimento econômico, social e de preservação ambiental. O Programa teve início em 2011, com a constituição de uma comissão coordenadora e outra executora.
A apresentação do resultado alcançado compõe a metodologia do programa, e possibilita o recebimento de sugestões e esclarecimento de dúvidas. Os eventos de apresentação dos resultados voltam-se tanto para os representantes do setor público, privado, organizações não governamentais como para toda a sociedade.
“A Comissão do ZEE-PR já emitiu convites para participarem pessoalmente das Oficinas, as prefeituras, Ministério Público Estadual e Federal, Sindicatos, Conselhos, Assembléia Legislativa, Universidades entre outras entidades. Já que elas são abertas, quanto mais pessoas participarem, darem opiniões, mais ajuda teremos para melhorar o Zoneamento Ecológico-Econômico”, explica Camila Cunico, coordenadora do Programa.

As cidades, datas e locais para a realização das Oficinas estão disponíveis aqui

GALERIA DE IMAGENS