Cinco empresas estão interessadas na concessão dos pátios veiculares do Detran-PR 12/08/2022 - 14:35

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) recebeu e abriu nesta terça-feira (09) os envelopes com as propostas do processo de concessão de serviços de pátios veiculares. A sessão pública na Bolsa de Valores, em São Paulo, teve a participação de cinco empresas. As empresas/consórcios entregaram as propostas e agora, na segunda etapa, elas serão avaliadas de acordo com as exigências do edital. 

 

A concessão está sendo realizada em dois lotes. São 16 pátios no lote 01 – cobertura dos municípios localizados nas mesorregiões Metropolitana de Curitiba e Centro Oriental e em parte das mesorregiões Sudeste e Norte Pioneiro. No lote 02 são 28 pátios – cobertura dos municípios localizados nas mesorregiões Centro-Sul, Centro-Ocidental, Noroeste, Norte Central, Oeste, Sudoeste e em parte do Sudeste e Norte Pioneiro. No total são 44 pátios fixos objetos da concessão. 

Uma empresa apresentou proposta pelo lote 01, uma pelo 02 e três empresas pelos dois lotes em conjunto. Após a análise da documentação e das propostas, será declarada vencedora a participante que apresentou a menor tarifa para a guarda e remoção dos veículos, em benefício da administração pública e da população. Esse resultado deve ser divulgado em setembro.

A prestação de serviços será por 20 anos. O projeto visa adequar os pátios veiculares e reorganizar a administração dessas áreas. Atualmente, os serviços de remoção, guarda, vistoria e liberação dos veículos removidos ou apreendidos são prestados pelo Detran e pela Polícia Militar. 

Esta situação exige alto efetivo de mão de obra, já que, para cada pátio, há um número mínimo de funcionários (segurança, atendimento, limpeza), além das despesas com os custos fixos mínimos associados à manutenção dos espaços. A concessão vai gerar uma economia de aproximadamente R$ 7 milhões por ano aos cofres públicos.

O projeto conta com a parceria da Superintendência Geral de Parcerias do Estado do Paraná (Sgpar) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Confira as empresas interessadas:

Consórcio Vias Paraná – lote 2
Consórcio RemovCar Paraná – lote 1
Consórcio Paraná Seguro – lotes 1 e 2
Mega Pátio Consórcio – lotes 1 e 2
Carvalho Engenharia & Gestão LTDA – lotes 1 e 2

Assista a sessão aqui: https://www.youtube.com/watch?v=q3dITccmXYs&t=5036s

Concessão 

 A concessão está sendo realizada em dois lotes. No total são 44 pátios fixos objetos da concessão. 

 São 16 pátios no lote 01 - cobertura dos municípios localizados nas mesorregiões Metropolitana de Curitiba e Centro Oriental e em parte das mesorregiões Sudeste e Norte Pioneiro.

 No lote 02 são 28 pátios - cobertura dos municípios localizados nas mesorregiões Centro-Sul, Centro-Ocidental, Noroeste, Norte Central, Oeste, Sudoeste e em parte do Sudeste e Norte Pioneiro. 

 Será declarada vencedora a participante que apresentou a menor tarifa para a guarda e remoção dos veículos, em benefício da administração pública e da população.