Cohapar vai construir seu primeiro conjunto habitacional ecológico 21/08/2012 - 09:36
A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) vai construir o primeiro conjunto habitacional com tecnologia considerada ecológica ou com baixo impacto no meio ambiente. A empresa e a prefeitura de Irati, nos Campos Gerais, assinaram convênio para erguer 56 casas com o sistema Construção Energitérmica Sustentável (CES), com a tecnologia Wood Frame. O edital de licitação deve sair até o fim do ano.
“Estamos buscando alternativas para atender à grande demanda da habitação de interesse social do Estado. Além de trazer benefícios para as famílias, que terão acesso à moradia com rapidez e qualidade, o meio ambiente também é preservado, uma vez que Wood Frame utiliza como matéria-prima madeira de reflorestamento”, explicou o diretor de projetos da Cohapar, Orlando Agulham Júnior.
As moradias que serão construídas em Irati terão 35, 40 e 45 metros quadrados. Serão financiadas em 10 anos e os mutuários pagarão prestações mensais de valor equivalente a 10% de sua renda.
EFICIÊNCIA – As vantagens deste novo método são conforto térmico e acústico, garantia de 30 anos, agilidade na conclusão e custo reduzido. As paredes serão revestidas com placas cimentícias, o que dá acabamento idêntico ao de reboco. Esta tecnologia é amplamente utilizada em países como Estados Unidos, Alemanha e Canadá, onde cerca de 90% das casas são construídas com o sistema CES.