Curso capacita técnicos sobre pequenas centrais hidrelétricas 22/09/2011 - 11:30

Técnicos da secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e mais 35 representantes de empresas e instituições do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro estão reunidos na Unilivre, em Curitiba, para o curso de capacitação “Setor Elétrico Brasileiro e as PCH’s: aspectos técnicos, econômicos e ambientais”.

O evento tem nove palestrantes – funcionários da Sema, Instituto Ambiental do Paraná, Copel, Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal do Rio de Janeiro – que falam sobre inventário de recursos hídricos e barragens, impactos ambientais e legislação para Pequenas Centrais Hidrelétricas, e licenciamento ambiental para o setor hidrelétrico no Paraná, entre outros temas.

De acordo com o coordenador de Saneamento Básico e Recursos Hídricos da secretaria, Eduardo Gobbi, com o desenvolvimento econômico dos últimos anos há crescente demanda por projetos de geração de energia. “Órgãos ambientais e agências de financiamento devem participar de treinamentos permanentes para atender as necessidades da sociedade”, afirma.

“A maioria das áreas em estudo de viabilidade de implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas do estado são áreas de baixo índice de desenvolvimento econômico, onde a agricultura não se desenvolveu. A possibilidade de implantar nessas áreas empreendimentos de baixo impacto ambiental é interessante e importante para a comunidade. Mesmo assim não podemos esquecer da questão ambiental”, disse a coordenadora do grupo especial de licenciamento do IAP, Ana Cecília Nowvacki.

O evento começou é promovido pela secretaria em conjunto com a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e o Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE).

GALERIA DE IMAGENS