Defesa Civil do Paraná condecora secretário Marcio Nunes 04/11/2021 - 11:54

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil homenageou nesta quarta-feira (03/11) o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, com a Medalha Coronel Dario Natan Bezerra – mais alta honraria da instituição. A condecoração é concedida a pessoas que contribuíram com as ações de desenvolvimento da Defesa Civil no Estado do Paraná, alçando o trabalho da Defesa Civil a resultados mais expressivos e possibilitando que o atendimento à população seja cada vez melhor.

Na mesma ocasião, foi agraciado também o Assessor da Governadoria, Marcos Aurélio Souza Pereira.

São vários os projetos que a Defesa Civil Estadual e a Sedest/IAT desenvolvem em conjunto, visando proteger o meio ambiente do impacto de desastres, especialmente os tecnológicos, como acidentes com produtos perigosos. A recente aquisição de equipamentos pelo IAT em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por exemplo, visa garantir que a proteção das pessoas e do meio ambiente seja garantida nestas situações de risco. Outras ações, como a proteção animal em situações de desastres, também são pautas de projetos entre os órgãos.

“São muitas ações que a Defesa Civil acaba capitaneando e que fazem parte da nossa missão. Para isso, trabalhamos juntos com outras instituições e órgãos para poder executar as nossas atividades. São instituições que dão muito suporte ao nosso trabalho”, explicou o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Fernando Raimundo Schunig.

“A Sedest e o Instituto Água e Terra agradecem o reconhecimento com essa importante honraria. Temos a Defesa Civil do Estado como grandes parceiros em momentos de muita dificuldade, com olhar voltado a defender o povo paranaense”, agradeceu Márcio Nunes.

MEDALHA – A honraria da Defesa Civil foi criada pela Lei nº 16.190, de 22 de julho de 2009, e recebe o nome do Coronel QOBM Dario Natan Bezerra. A medalha se destina a condecorar militares, civis e instituições públicas ou privadas que desenvolveram ações relevantes de proteção e defesa civil.

A medalha, criada em 2009, leva o nome do coronel Dario Natan Bezerra, oficial do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar que se destacou em ações de defesa civil do Estado. Ele exerceu funções voltadas às atividades de busca, salvamento e defesa, sobretudo nos municípios de Londrina, Cornélio Procópio, Arapongas, Cascavel e Curitiba. Bezerra faleceu em 2008.