Dispensa de licenciamento ajuda desenvolvimento da piscicultura no Sudoeste 19/01/2016 - 12:18

Pequenos agricultores de Honório Serpa, no sudoeste do estado, estão recebendo incentivo para trabalhar com piscicultura, garantindo o próprio sustento e alternativas de renda. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) emitiu na sexta-feira (15) 62 Dispensas de Licenciamento Ambiental autorizando os produtores a iniciar as atividades de criação de pescado.

A emissão dos documentos faz parte de uma parceria desenvolvida pela Prefeitura que busca incentivar o consumo e a produção de pescado. O objetivo é contribuir para o crescimento da economia da região, melhorando a vida dos moradores.

Segundo o chefe regional do IAP em Pato Branco, Valmir Tasca, a ação tem grande importância para os pequenos piscicultores do Paraná, já que a produção de pescados movimenta a economia dos municípios, com a geração de empregos e renda. "O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da piscicultura e dos produtores da região. É um incentivo maravilhoso para os pequenos produtores do Paraná", explica.

A construção dos açudes para a criação dos peixes será feita com máquinas da Prefeitura e os produtores rurais também contarão com a orientação e acompanhamento de técnicos do município e da Emater para a produção de pescados.

Para incentivar ainda mais a venda e o consumo de peixes na região, a Prefeitura também pretende incluir o pescado no cardápio na merenda das escolas municipais, fazendo com que toda semana haja algum tipo de peixe. “Com essas ações, as produções das pequenas propriedades vão se tornar mais independentes e os piscicultores poderão aprimorar o trabalho cada vez mais”, afirma o prefeito Rogério Antônio Benin.

Segundo o prefeito, essas ações são uma forma de estimular a produção nas pequenas propriedades e impulsionar a economia da cidade. “Além do acompanhamento e das orientações, pretendemos ofertar treinamentos para que os pequenos produtores potencializem ainda mais suas produções”, explica o prefeito.

GALERIA DE IMAGENS