Elaboração do Documento da Agenda 21 Paraná avança 20/12/2013 - 15:49

Nesta sexta-feira (20), o Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná realizou sua 52ª reunião ordinária. Durante o encontro, a Comissão Organizadora Estadual (COE) apresentou todo o planejamento para as Conferências Regionais e a Plenária Estadual, que serão realizadas no próximo ano.

Entre 10 de março e 2 de abril de 2014, a Agenda 21 vai promover Conferências Regionais nas cidades de Matinhos, Curitiba, Jacarezinho, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Ivaiporã, Cianorte, Goioerê, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Francisco Beltrão. Já no dia 25 de abril, será realizada uma Plenária Estadual. As Conferências e a Plenária formam juntas a I Conferência Estadual Agenda 21 Paraná. Todos esses encontros servirão para a elaboração do Documento da Agenda 21 Paraná, a partir de uma ampla consulta à sociedade, já que as reuniões serão abertas ao público.

Durante a última reunião ordinária do ano, os Grupos de Trabalho Temáticos (GTTs) aproveitaram para fazer o fechamento do texto-base que será utilizado para o Documento da Agenda 21 Paraná. O texto é um compilado atualizado dos quatro documentos que vem sendo produzidos desde 2002 sobre a Agenda 21 no estado. A Comissão Organizadora Estadual também apresentou todo o planejamento para as Conferências do ano que vem. O grupo se reuniu toda semana, durante os últimos meses, para realizar a organização dos eventos.

Segundo a coordenadora das Ações da Agenda 21 Paraná, Rosana Vicente Gnipper, no ano que vem a Agenda 21 completa 10 anos no estado e, por isso, a importância da realização do Documento. “Precisamos consultar novamente a sociedade, fazendo uma atualização do diagnóstico que foi realizado em 2002. A expectativa que temos é que o Documento da Agenda 21 fique pronto depois das Conferências Regionais e da Plenária Estadual, o que deve ocorrer no final de maio de 2014".

TEMAS NORTEADORES - Para a elaboração do Documento da Agenda 21 no Paraná, os Grupos de Trabalho se dividiram em 6 temas norteadores: Direitos humanos e de Todas as Formas de Vida; Padrões de Produção e Consumo; Recursos Naturais e Biodiversidade; Infraestrutura e Integração; Pesquisa, Inovação, Ciência e Tecnologia e ainda Governança e Empoderamento.

“A grande meta da Agenda 21 para 2014 é finalizar o Documento no Paraná e encaminhá-lo para todas as secretarias, todas as instituições de governo e da sociedade, para que possamos tê-lo como uma referência de ações, projetos e programas para o desenvolvimento sustentável”, finalizou Rosana.


GALERIA DE IMAGENS