Empresas podem se inscrever para a certificação Selo Clima Paraná 2021 10/06/2021 - 17:15

Empresas podem submeter os dados até o dia 30 de setembro. O Selo Clima Paraná é integra o programa Sinais da Natureza, da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Certificação agrega valor ao produto.

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, abriu o cadastro para a submissão de dados das empresas interessadas em receber a certificação Selo Clima Paraná 2021. O certificado é marca da sustentabilidade e um dos mais conceituados do País.

Para as empresas, o selo ajuda a agregar valor aos produtos e garantir negócios internacionais. Já para o Estado é a maneira de contribuir para a elaboração de políticas públicas voltadas à redução da emissão de poluentes.

“O governo dá subsídios para o empresariado porque é ele quem garante os empregos para a população paranaense, ou seja, quanto mais prósperas as corporações, mais renda para o povo. Mas também é necessário prestar atenção aos sinais do meio ambiente”, afirma o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

O Selo Clima Paraná tem como objetivo reduzir as emissões de gases do efeito estufa para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas. Para isso, a iniciativa encoraja as empresas paranaenses a medirem e reduzirem a pegada de carbono. O certificado integra o programa Sinais da Natureza, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

O diretor de Políticas Ambientais da Secretaria, Rafael Andreguetto, destaca o papel social das empresas que fazem a adesão ao Selo Clima. “O projeto está alinhado com a tomada de Ações Contra a Mudança Global do Clima, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fixados pela ONU em 2015. É uma maneira de contribuir para um meio ambiente mais sustentável”, afirma.

COMO PARTICIPAR - As entidades podem se inscrever para as categorias Original, concedida àquelas que submetem a catalogação de emissões de carbono; Ouro, às que fornecem este relatório e o submetem a verificação de uma terceira entidade certificada pelo Inmetro; e Ouro Plus, às empresas que, além destes fatores, comprovam a redução de lançamento de carbono.

As declarações simplificadas ou completas são feitas totalmente online. Elas devem ser encaminhadas ao e- mail seloclimaparana@sedest.pr.gov.br. Todos os formulários e como preencher estão disponíveis na página do Selo Clima CONEXÃO AMBIENTAL, na aba Como Participar.

“Investir na economia verde, de baixo carbono, é essencial para as empresas vencerem em um mundo mais competitivo, mais articulado com as cadeias globais de comércio. Esta é uma exigência cada vez maior dos clientes, nos principais mercados dos produtos paranaenses”, afirma o coordenador do Selo Clima Paraná, José Rubel, da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

 

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/