Estado participa de encontro sobre o Rio Paranapanema 29/08/2019 - 17:05

O II Encontro Integrado do Rio Paranapanema aconteceu em São Paulo nos dias 26, 27 e 28 e reuniu o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes que compõem a bacia hidrográfica.

Técnicos do Instituto das Águas do Paraná e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) participaram nessa semana (26, 27 e 28) do II Encontro Integrado do Rio Paranapanema, em Avaré, São Paulo. O objetivo do encontro é estabelecer o diálogo, mobilização e integração de seus membros, considerando as metas e ações priorizadas pelo Plano Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (PIRH), dentro de uma proposta participativa, envolvendo toda a sociedade.

Durante os três dias de evento, houve um amplo espaço para debates, encontro dos prefeitos e oficina de trabalho relacionando aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, com o PIRH. Além das apresentações sobre o andamento de programas, projetos e ações que vêm sendo desenvolvidas na bacia.

CAPACITAÇÕES – Membros e Secretarias Executivas dos CBHs paulistas e paranaenses participaram das oficinas de capacitação com os importantes temas: “Funcionamento das secretarias executivas”, “Integrando as águas subterrâneas às águas superficiais” e “Revitalização de bacias e os reservatórios no Paranapanema”.

DESAFIOS – O Encontro foi encerrado com a leitura da Carta de Avaré, que resumiu os principais pontos do evento e reiterou os compromissos assumidos pelo CBH Paranapanema, por meio de seu PIRH.

RIO PARANAPANEMA – No dia 27 de agosto, comemorou-se o dia do Rio Paranapanema. A data já foi instituída pela Lei Estadual Paulista nº 10.488/99 e está em trâmite para ser instituída também no Estado do Paraná.

PARTICIPAÇÕES – Membros e Secretarias Executivas do CBH federal Paranapanema; comitês afluentes paranaenses: do Tibagi, do Piraponema e do Norte Pioneiro; comitês afluentes paulistas: Alto, Médio e Pontal do Paranapanema; Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE); Agência Nacional de Águas (ANA); Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (ABHA Gestão de Águas); dentre outros.

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em: