Famílias de Tibagi e Piraí do Sul recebem títulos de regularização de terras 08/03/2013 - 17:50

Nesta quinta-feira (7), o governador Beto Richa entregou títulos de regularização de terras para 64 famílias de Piraí do Sul (37) e Tibagi (27). A ação faz parte do programa Pró-Rural, cujo objetivo é reduzir a desigualdade no campo. Com a regularização, os proprietários das terras terão condições de acessar recursos do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e dos programas habitacionais como o Morar Bem Paraná. “Essa regularização estimula os pequenos produtores. Isso sem falar na melhora da autoestima da família que tem a propriedade devidamente legalizada”, destacou Richa.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, que acompanhou a entrega dos títulos, destacou: “Esses pequenos produtores e agricultores familiares a partir de agora poderão deixar suas terras como herança aos filhos, ter acesso a financiamentos, créditos, políticas públicas e outros benefícios a que as famílias regularizadas têm direito”. O secretário também destacou a participação do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) no processo: “Esses títulos são resultado do trabalho incansável dos profissionais do ITCG”. O órgão é veiculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

“Nada mais é do que uma garantia dos direitos, que já mereciam e deveriam ter recebido a muitos anos”, ressaltou o presidente do ITCG, Amílcar Cabral. Os imóveis regularizados são terras devolutas, que nunca tiveram uma titulação.

Carlos Epaminondas Oliveira, agricultor de Tibagi, disse que esperava há cinco anos a titulação. “Hoje em dia se não tiver o título não tem como progredir. Com o título posso conseguir crédito e investir na ampliação do negócio”, comemorou. Outro que comemorou foi Ataúl Pupo Martins, que há 30 anos esperava o benefício. “Depois de 30 anos vou conseguir fazer financiamento e dar entrada em minha aposentadoria”, disse.

Ainda acompanharam o governador os deputados estaduais Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa, e Plauto Miró, primeiro secretário da Assembleia, prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, prefeito de Carambeí, Osmar Chinato, prefeito de Ipiranga, Roger Selski, vereadores e outras autoridades da região.