Famílias do Litoral e de Tibagi são beneficiadas com doações de ação solidária do IAT 27/07/2021 - 13:17

As famílias do Litoral recebem 1.780 peças de roupas, cobertores, lençóis e calçados e 155 quilos de alimentos. Já em Tibagi, 540 quilos de alimentos são entregues às famílias em situação de vulnerabilidade.

Com drive-thru solidário no Litoral do Estado, famílias em situação de vulnerabilidade recebem nesta semana doações de roupas, cobertores, sapatos e alimentos arrecadados em troca de mudas frutíferas do Instituto Água e Terra (IAT) – ao todo, foram distribuídas 2 mil mudas. As ações aconteceram em Paranaguá e Guaratuba, totalizando 1.780 peças de roupas, cobertores, lençóis e calçados. Também foram arrecadados 155 quilos de alimentos.

Os participantes levaram para casa mudas de aroeira, araçá-rosa, araçá-pera, cerejeira-do-mato, palmito-juçara, pitanga, grumixama e guanandi. Elas são oriundas do viveiro do IAT no Litoral.

O diretor-presidente do Instituto, Everton Souza, afirma que os escritórios regionais estão tendo essa iniciativa de ajudar famílias em vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, promover a educação ambiental incentivando os paranaenses a plantar árvores nativas.

Ele lembra, ainda, que as mudas são produzidas pelos 21 viveiros do IAT no Estado. “Quanto melhor essa muda estiver preparada para ser recebida pelo solo, maior são as chances de ela vingar e chegar à maturidade para dar frutos. Assim, servem de alimentos para a fauna, disse.

A ação é desenvolvida por escritórios regionais de outros ponto do Paraná. Desde o mês passado, já ocorreu em Ponta Grossa, Pitanga, Guarapuava, Tibagi, Paranaguá e Guaratuba. Nesta quinta-feira (29), as mudas são distribuídas em Umuarama e, neste sábado (31), em Cascavel.

LITORAL - A chefe regional do IAT em Paranaguá, Rosangela Maria Costa Frega, explica que, além de atender famílias que passam por dificuldades devido à pandemia, a ação desperta o interesse da população para o plantio de árvores.

“É também uma forma de promover a educação ambiental, através do plantio de mudas nativas da região do Litoral, contribuindo para a preservação do nosso meio ambiente”, destacou.

Em Paranaguá, foram arrecadadas 945 peças de roupa, 11 cobertores, 22 lençóis, 82 sapatos e 95 quilos de alimentos. As doações beneficiam cerca de 23 famílias moradoras das ilhas do município.

Já em Guaratuba, foram doadas 720 peças de agasalhos, cobertores e calçados, além de 60 quilos de alimentos. Os donativos são entregues a famílias da região pela Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso.

TIBAGI – Em Tibagi, famílias em situação de vulnerabilidade também estão recebendo as doações feitas por meio do drive-thru solidário., através da Assistência Social do município. Com 1.080 mudas distribuídas, foram arrecadados 540 quilos de alimentos.

A cada quilo de alimento doado, os participantes levaram casa duas mudas de árvores frutíferas nativas, entre araçá, guabiroba, pitanga e cerejeira.

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/