Governo apoiará a revitalização de parque em Ponta Grossa 25/01/2013 - 22:46



O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, anunciou nesta quarta feira (24/01), em Ponta Grossa, que o Governo do Estado vai participar da revitalização do Parque Margherita Masini, localizado na região central da cidade. O parque necessita de melhorais na iluminação, segurança, limpeza, reforma nas trilhas e na estrutura de atendimento ao público.

“Pretendemos firmar uma parceria com o município de Ponta Grossa trocando experiências, qualificando o pessoal e transferindo recursos para auxiliar na revitalização da área. O Governo do Estado designará técnicos para que, junto com a equipe do município, possam a delinear um plano de trabalho e aplicação de recursos”, disse Iurk. O prefeito Marcelo Rangel acompanhou o secretário na visita ao parque.

O local oferece condições para contemplação da natureza, atividades de educação ambiental e lazer. “Temos aqui várias espécies nativas e árvores de grande porte. Agora é uma questão de fazer trilhas sinalizadas, implantar um programa de educação ambiental e informar os visitantes sobre a fauna e flora existente no parque”, destacou o secretário.

A presença institucional permanente no parque é uma das alternativas encontradas para melhorar a segurança. “Estamos procurando local para instalar o escritório regional da Secretaria do Meio Ambiente e suas autarquias vinculadas (IAP, ITCG e ÁguasParaná) e ficarmos próximos do parque, participando desta cooperação com o município”, disse Iurk.

GESTÃO AMBIENTAL - O secretário Iurk e o prefeito Marcelo Rangel também trataram da descentralização ambiental, processo indicado pela Lei Complementar federal 140, que prevê a possibilidade de transferência da fiscalização e licenciamento ambiental do estado para o município. O Estado vai auxiliar o município com capacitação e treinamento de pessoal na fase de transição.

Também foi discutida a formação de um consórcio regional público, com os municípios da região, para planejar, regular, fiscalizar e prestar serviços de forma econômica e adequada na gestão do lixo gerado.

O secretário apresentou ainda a possibilidade de estruturação de uma central de triagem de resíduos sólidos urbanos em Ponta Grossa. O Governo do Estado investiria nos equipamentos e caberia à prefeitura providenciar e manter a infraestrutura adequada (barracão), implantar e potencializar sistema de coleta seletiva municipal e desenvolver e ampliar o programa de educação ambiental no município.

Participaram das reuniões e visitas o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Pilatti, o secretário de Turismo, Eldo Bortolini, e a secretária de Governo, Indianara Mileo.

GALERIA DE IMAGENS