Governo entrega equipamentos para ampliar coleta de recicláveis em Ponta Grossa 15/02/2011 - 08:50



O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, participou nesta segunda-feira (14), em Ponta Grossa, da entrega de equipamentos que irão ampliar a coleta seletiva de materiais recicláveis no município. Um caminhão foi doado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente para coleta de resíduos sólidos na cidade. A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Uvaranas (Acamaruva) recebeu uma prensa para compactação do material.

O veículo foi adquirido pela Heineken Brasil e a prensa foi doada pela Tetra Pack. A entrega é resultado de um acordo firmado entre as empresas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) e Associação Brasileira das Industrias de Refrigerantes e de Bebidas não alcoólicas (ABIR) que mantém o programa “Multiplicadores Ambientais e Inclusão Social no Paraná”. O programa beneficia municípios que desenvolvem ações de reciclagem e coleta seletiva, ou ainda, possuem agentes ambientais organizados em cooperativa.

O caminhão será utilizado para a coleta de resíduos sólidos na cidade, beneficiando o trabalho da Associação de Catadores e do programa de Entrega Voluntária de Resíduo (PEV), que possui seis pontos de coleta na cidade.

Para o presidente do IAP, a ação representa o compartilhamento de responsabilidades entre os grandes geradores, governo e sociedade. “A associação vai auxiliar na destinação correta de resíduos, aumentando a vida útil do aterro sanitário, fazendo com que os resíduos retornem à cadeia produtiva”, declarou Tarcísio.

O presidente do IAP também elogiou o trabalho da Associação de Catadores. “Os agentes ambientais cumprem um papel fundamental para o município e para a qualidade de vida da população”, completou Tarcísio, que se comprometeu a doar mais um elevador – equipamento necessário para empilhar os resíduos – à associação.

Segundo o prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho, os novos equipamentos vão ampliar a capacidade de reciclagem do município e gerar mais renda para as famílias que atuam na associação.

A Acamaruva reúne em torno de 27 associados capazes de produzir cerca de oito toneladas/dia de material pronto para reciclagem

MAIS RENDA- Para o representante da Associação dos Catadores de Ponta Grossa, Nelson Natal Musa, a nova prensa dará mais agilidade ao serviço, aumentando o número de fardos prensados e, consequentemente, maior lucro para os associados “Esperamos aumentar a renda das famílias e o número de cooperados da associação”, enfatizou Nelson Natal Musa.

O gerente da fábrica da Heineken em Ponta Grossa, Roberto Mansano Hernandes, disse que a entrega do caminhão reforça o compromisso da empresa com o município de Ponta Grossa, com a administração pública e a sociedade.

Também participaram da solenidade de entrega dos equipamentos o gerente da unidade da Tetra Pak em Ponta Grossa, Vladimir Bósio; o coordenador de resíduos sólidos da Secretaria do Meio Ambiente, Laerty Dudas e o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, José Fernando de Paula.

Siga-nos no Twitter : twitter.com/SEMAPR