Governo inaugura parque urbano de Jardim Olinda, menor cidade do Paraná 30/06/2022 - 16:42

O Jardim EcoParque fica a pouco mais de 300 metros das margens do Rio Paranapanema. De frente para o rio, os moradores agora contam com trilha para caminhada e contemplação da natureza, quiosques e feira livre.

O parque urbano de Jardim Olinda, no Noroeste do Estado, foi inaugurado nesta quinta-feira (30) e transformou a área, de 11,6 alqueires, de passivo ambiental em local de lazer e turismo e preservação ambiental. O investimento foi de R$ 751 mil, feito pelo Governo do Estado, por meio da secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Com população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1.330 habitantes, Jardim Olinda tem como principal atividade a agropecuária, com produção de cana-de-açúcar, mandioca, milho e soja e a criação de bovinos, equinos, suínos e aves.

O Parque Urbano, chamado Jardim EcoParque, se localiza a pouco mais de 300 metros das margens do Rio Paranapanema. De frente para o rio, os moradores agora contam com trilha para caminhada e contemplação da natureza, quiosques e feira livre. O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, ressaltou que os parques urbanos são parte de uma série de ações desenvolvidas na batalha diária de fazer com que o Paraná prossiga como um dos estados mais sustentáveis do Brasil.

“O EcoParque é um espaço para educação ambiental das crianças e pode também contribuir para movimentar a economia. Outras cidades já têm procurado alternativas para acessar o rio Paranapanema e ter mais condição de fazer com que esse patrimônio natural seja utilizado de modo a gerar renda, emprego e impostos ao município”, disse.

A prefeita de Jardim Olinda, professora Lucimar de Souza Morais, contou que procurou o órgão ambiental com o projeto de um parque urbano na mão. “Este local era apenas mato, abandonado e sem brilho. O projeto transformou aquilo que estava parado em um local para ser aproveitado, especialmente pelas crianças”, disse.

A prefeitura já encaminhou ao Instituto Água e Terra (IAT) um novo projeto para atender a uma segunda etapa de obra e garantir mais eficácia no combate à erosão do entorno do parque. Essa segunda etapa, após licitada, contará com colmeias do projeto Poliniza Paraná, que incentiva a criação de abelhas nativas sem ferrão em parques urbanos.

NO ESTADO – O Paraná possui 63 parques urbanos, que somam investimentos de mais de R$ 72 milhões. Destes, cinco já foram inaugurados - além de Jardim Olinda, também as unidades de Araruna, Maringá, Guaíra, São João e Campo Mourão. Outros 58 parques estão em fase de execução ou licitação.

O projeto é executado pelo Instituto Água e terra (IAT) e incentiva o aproveitamento áreas de fundo de vale ou com ações erosivas. Uma das características comuns às áreas de fundo de vale é a presença de recursos hídricos, o que aponta para a existência de Áreas de Preservação Permanente Ecológica (APP). Além do lazer e conservação ambiental, esses novos espaços podem ser potenciais turísticos para os municípios.

Acompanhe o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo também no Facebook e Instagram :)

JARDIM ECOPARQUE

> O investimento foi de R$ 751 mil.

> De frente para o rio, os moradores agora contam com trilha para caminhada e contemplação da natureza, quiosques e feira livre.