Governo traça rotas de cicloturismo com apoio de ciclistas no Litoral 12/12/2014 - 15:50

O Governo do Paraná oferecerá aos moradores e veranistas opções de rotas para a pratica do cicloturismo no Litoral do Paraná, durante a temporada de verão.

Nesta sexta-feira (12), representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Federação Paranaense de Ciclismo, Associação de Ciclistas do Alto Iguacu e projeto Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR), estiveram no litoral para percorrer e traçar as rotas de cicloturismo que serão oferecidas à população.

Os ciclistas passaram por Matinhos e Guaratuba - municípios que acabaram de concluir a construção de ciclovias com o apoio do Governo - e, em Pontal do Paraná.

"As rotas de cicloturismo irão priorizar a visitação em áreas naturais, praias e áreas rurais do Litoral", explicou o secretário do Meio Ambiente, Caetano de Paula Junior. A iniciativa integra as ações do Programa Ciclo Paraná, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, mas desenvolvido com a participação de 21 entidades públicas e privadas.

Para o coordenador do programa Ciclovida da UFPR, José Carlos Belotto, o maior benefício desta iniciativa é aproximar as pessoas da bicicleta. "Estaremos possibilitando e incentivando as pessoas a usarem a bicicleta para conhecer as áreas litorâneas e as belezas naturais desta região e esperamos que esta proximidade com a bicicleta possa subir a Serra depois do verão", ressaltou Belotto.

Ele lembrou, que a opção pela bicicleta como meio de transporte nas praias, também contribuirá pra desafogar o trânsito nos balneários. Todas as informações sobre os passeios ciclísticos e roteiros de cicloturismo no Litoral serão disponibilizados na página na internet da Operação Verão. "Vamos incluir roteiros para ciclistas iniciantes e com experiência em pedaladas mais longas", explicou o presidente da Federação Paranaense de Ciclismo Adir Romeu.

Os trajetos selecionados possuem trechos de 16 quilômetros a 90 quilômetros de pedal. Nestor Saavedra, ciclista e professor da UTFPR, disse ter ficado muito satisfeito em conhecer áreas naturais do Litoral de bicicleta.
"Conhecer belas paisagens é uma motivação para os visitantes quem ", finalizou Nestor.

Também participaram do percurso estudantes da UFPR Litoral.

GALERIA DE IMAGENS