Greca visita Araucária para alinhar aplicação de recursos de indenização ambiental 30/05/2025 - 10:25

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, esteve em Araucária nesta quinta-feira (29) para conhecer projetos e participar do planejamento da visita técnica que será realizada nas áreas que serão beneficiadas com recursos da multa ambiental paga pela Petrobras. A agenda representa mais um avanço do Governo do Paraná na definição dos investimentos decorrentes do acordo judicial firmado após o desastre ambiental ocorrido no município em julho de 2000.

Recebido na sede da Prefeitura de Araucária, Greca conduziu a reunião ao lado de técnicos do Governo do Estado e de representantes do município, entre eles o secretário de Governo, Edison Roberto da Silva, o Coruja; o superintendente de Pesquisa e Planejamento Urbano, Marcelo Furmann; a secretária de Gestão de Pessoas, Thaisa Botogoski; e a secretária de Comunicação, Giovanna Dalla Corte.

“Essa é uma multa redentora para o futuro de Araucária, porque faz 25 anos que ela está sendo devida ao município e tem que ser paga. É um dos objetivos da minha gestão e do governador Ratinho Junior”, afirmou o secretário Rafael Greca. A visita técnica que será realizada nos próximos dias integra o esforço do Estado para garantir que os recursos sejam aplicados de forma estratégica, com alto impacto socioambiental.

De acordo com o diretor-geral da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Rodrigo Rodrigues, que também acompanhou o encontro, cerca de 15 projetos estão em fase de análise, em parceria com o município.

Reparação histórica - A indenização se refere à ação civil pública de compensação dos danos morais coletivos e difusos em razão do vazamento de petróleo da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, ocorrido em julho de 2000.

Os recursos da multa estão sendo administrados pelo Governo do Estado e destinados a ações de conservação, proteção e recuperação de áreas de preservação permanente, como encostas, rios e mananciais. Também estão previstos investimentos em projetos de educação ambiental, redução da geração de resíduos sólidos, implantação e fiscalização de parques públicos, viveiros florestais e centros de triagem de animais silvestres.

GALERIA DE IMAGENS