IAP apresenta atualização do plano de manejo do Parque Estadual de Amaporã 04/08/2015 - 10:36

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apresentará nesta terça-feira (4) a atualização do plano de manejo do Parque Estadual de Amaporã, no município de mesmo nome, no Noroeste do Estado. O plano de manejo foi contratado por uma empresa especializada e aponta o que pode ser feito dentro da Unidade de Conservação e na região de entorno do parque.

“O documento delimita o que pode ser feito ou não nas áreas de conservação. Isto contribui para termos um crescimento sustentável em conjunto com a conservação ambiental", ressalta o diretor de biodiversidade e áreas protegidas do IAP, Guilherme de Camargo Vasconcellos.

O documento anterior é de 1996 e foi feito quando o parque ainda era uma reserva ecológica e desenvolvia outras atividades conservacionistas.Para o gerente do Parque Estadual de Amaporã, José Nelson Campana, a atualização do documento é importante por conta da modernização de tecnologias e de pesquisas no ramo.

“As principais mudanças estão relacionadas às áreas de entorno e zonas de amortecimento e ao uso do solo, que é principalmente de agricultura e plantio de cana de açúcar”, diz Campana. “Na época em que o plano anterior foi feito, não havia tanta pesquisa e nem tanta tecnologias como hoje, por isso a necessidade de atualização constante.”

A discussão com a sociedade é uma das etapas que precisam ser cumpridas para a publicação e homologação do plano de manejo. O objetivo é que a sociedade civil tenha a oportunidade de conhecer as propostas de planejamento da Unidade de Conservação.

PARQUE DE AMAPORÃ – O Parque Estadual de Amaporã foi criado em 1956 como Reserva Florestal de Jurema e desenvolvia diversas atividades envolvendo o turismo ecológico e a produção de mudas para a recomposição florestal da região. A unidade de conservação tem 198 hectares e preserva um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica. É uma opção de lazer de educação para a população local.

O parque possui um centro de visitantes, almoxarifado, estacionamento, área de lazer com mesas, quiosques e churrasqueiras, sanitários, bebedouro e campo para recreação de grupos de escolares.



SERVIÇO

Apresentação do Plano de Manejo do Parque Estadual de Amaporã

Data: terça-feira (4)

Horário: das 13h30 às 17h

Local: Centro Administrativo do Parque

Endereço: PR 218 km 01, estrada de Amaporã à Planaltina do Paraná

GALERIA DE IMAGENS