IAT lança painel interativo com estudos apresentados ao longo de 12 anos nos licenciamentos ambientais 24/10/2022 - 15:38

De acordo com apontamento da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas, o tempo de elaboração de estudos pode cair de seis meses para apenas um mês. O painel é interativo e apresenta o compilado de estudos ao longo de 12 anos nos licenciamentos ambientais.

 

O Instituto Água e terra (IAT) lançou nesta segunda-feira (24) o Simfauna (Sistema de Informação para Monitoramento de Fauna Silvestre), painel interativo que apresenta o compilado de estudos apresentados ao longo de 12 anos nos licenciamentos ambientais. Para acessar o painel, clique AQUI.

Hoje esses dados incorporam uma única plataforma online e podem ser consultados para elaboração de documentos como Estudos de Impacto Ambientais (EIA-Rima), Relatório Ambiental Simplificado (RAS) e Relatório Ambiental Preliminar (RAP), por exemplo.

A iniciativa, segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (Abrapch), Paulo Dias, diminui o tempo no processo de licenciamento ambiental em até cinco meses, pois em muitos casos não será preciso realizar o trabalho em campo, quando os estudos exigem que se aguarde pela próxima estação do ano, a fim de identificar as espécies nativas.

Essa plataforma permitirá que muitos estudos, com as informações, já encaminhem o processo de licenciamento para frente. Em alguns casos, por exemplo, em processos de poucos hectares de áreas de floresta ou até mesmo sem utilização direta da área florestal, o processo pode ser encaminhado em menos de um mês”, afirmou Dias.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Everton Souza, destacou que o sistema é a tradução de mais de 12 anos de conhecimento que o IAT tem armazenado sobre a fauna, que agora estão disponibilizados para toda sociedade.

“Seja para o cidadão comum, para o pesquisador da universidade, consultor e também para os nossos técnicos internos do Instituto, é importante poder usar esse sistema para tomar decisões com relação aos licenciamentos que envolvem a fauna”, disse.

As consultas podem ser feitas com relação à distribuição de espécies, natureza, localização e períodos em que os estudos foram feitos. A ferramenta potencializa, ainda, a análise sinérgica de impactos, assim como de medidas necessárias à conservação e proteção da fauna.

“É uma plataforma muito fácil de mexer e a população pode conhecer toda a fauna paranaense em seus devidos lugares e habitats. Esses números são importantes para ver que a fauna está sendo tratada com muito carinho e toda a recuperação que foi feita ao longo dos anos de mata ciliar e reserva legal propiciou o crescimento da existência da fauna, sinal de que o meio ambiente está sendo melhorado”, disse o diretor-presidente do IAT, José Volnei Bisognin.

Atualmente, o sistema tem mais de 141 mil registros cadastrados da fauna nativa no Estado do Paraná e deve chegar, nos próximos dias, a 300 mil registros. É possível pesquisar por ano, município, grupo, atividade, espécie, entre outras especificidades.

BASE DE DADOS – Segundo a bióloga Paula Vidolin, do IAT, o intuito do levantamento e organização desses dados foi o de fornecer fontes de informações preciosas, até então existentes apenas em documentos e arquivos do Instituto. “Fizemos levantamento e planilhamento dessas informações, chegando a um banco de dados robusto, tanto para o consultor, empresário, pesquisador ou quem queira levantar informações sobre determinada região ou espécie”, disse.

A plataforma foi elaborada pelo Núcleo de Inteligência Geográfica do IAT e integra o i9 Ambiental (Inovação Ambiental do Paraná), programa que prevê investimentos em tecnologia para garantir a transparência do órgão ambiental.

“O i9 Ambiental visa trazer ferramentas para que cada área do órgão ambiental possa ter a gestão e o controle dos processos, além da função de disponibilização dos dados de forma fácil e segura na internet, de livre acesso ao público”, afirmou a chefe do setor, Jaqueline Dorneles.

De acordo com ela, estão previstas novas evoluções para a área da fauna, com outras funcionalidades, apoiando o processo interno dos técnicos. O i9 Ambiental prevê uma série de serviços tecnológicos com recursos do próprio IAT e do Paraná Eficiente (Projeto de Inovação e Modernização da Gestão Pública do Paraná), desenvolvido pela Secretaria estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes.


Acompanhe o trabalho da Sedest também pelo Facebook e Instagram :)

Simfauna 

 O Simfauna (Sistema de Informação para Monitoramento de Fauna Silvestre), painel interativo que apresenta o compilado de estudos apresentados ao longo de 12 anos nos licenciamentos ambientais.

 A iniciativa diminui o tempo no processo de licenciamento ambiental em até cinco meses, pois em muitos casos não será preciso realizar o trabalho em campo, quando os estudos exigem que se aguarde pela próxima estação do ano, a fim de identificar as espécies nativas.