IAT promove palestras sobre educação ambiental em escolas de Ivaiporã 22/09/2021 - 17:22

Instituto promove ações durante toda a semana com o objetivo de chamar a atenção para a importância da árvore na natureza. As atividades vão desde distribuição de mudas até palestras.

As ações em comemoração ao Dia da Árvore (21) ocorrem em diversas cidades do Paraná, durante toda a semana. As iniciativas são promovidas pelos 21 Escritórios Regionais do Instituto Água e Terra (IAT) conforme a demanda de cada região. O IAT é um órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

São ações que vão desde o plantio e distribuição de mudas de árvores nativas, em algumas cidades com arrecadação de alimentos para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, até projetos de educação ambiental.

“O IAT tem capacidade de produzir 3 milhões de mudas de árvores nativas por ano nos viveiros florestais, mas nós precisamos da população para que essas mudas sejam inseridas na natureza", disse o secretário Márcio Nunes. "Plantar árvores é a solução para amenizar os efeitos climáticos que presenciamos hoje, com a maior crise hídrica dos últimos 100 anos", acrescentou.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - O objetivo é despertar na população a conscientização para preservação e recuperação do meio ambiente. Com esse foco, cerca de 250 estudantes de três escolas da rede pública de ensino municipal e estadual participaram de palestras sobre educação ambiental.

Técnicos do IAT apresentaram aos alunos conceitos sobre o ciclo da água, matas ciliares e a importância de preservar o meio ambiente. Os estudantes também fizeram uma visita no viveiro florestal do IAT de Ivaiporã.

"Uma data especial como o Dia da Árvore tem que ser aproveitada com iniciativas que envolvem a população e as crianças em aprender o valor que tem uma árvore na natureza. Esse foi nosso objetivo", disse Carlos Henrique de Souza, diretor do escritório regional do IAT no município.

A iniciativa teve o intuito de elevar a consciência ambiental dos estudantes da rede pública de ensino, de maneira técnica e acessível. “O trabalho foi maravilhoso, esse crescimento dos estudantes é uma coisa que eles vão levar para vida inteira”, afirma Roseli Aparecida Vieira, técnica pedagógica do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã.

PLANTIO – Além das visitações, os estudantes também participaram de um plantio simbólico de mudas nativas. O Escritório Regional do IAT em Ivaiporã mantém uma programação de plantio e distribuição de mudas frutíferas nativas durante toda a semana. A distribuição acontece no modelo de troca de 1 quilo de alimento por uma muda de árvore.

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/