No Dia da Árvore, SEMA capacita gestores ambientais da região Norte do estado 21/09/2017 - 18:56
Foram iniciadas na manhã de hoje (21) as atividades do 3º Encontro Formativo do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC), e do 3º Seminário Regional do Meio Ambiente. Trata-se de iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com Itaipu Binacional e Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Após solenidade de abertura realizada nas dependências do Instituto Adventista Paranaense, localizada no município de Ivatuba, os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestra do consultor ambiental e ex-prefeito de Maringá, Sílvio Barros. A data do evento coincide com o Dia da Árvore, motivo pelo qual foram plantadas mudas de espécies arbóreas nativas da região como homenagem. Na sexta-feira o evento muda de local e será realizado no prédio da UniCesumar, em Maringá.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, o objetivo é a aproximação entre as entidades estaduais e municipais relacionadas com a área ambiental. “Pretendemos proporcionar a integração entre os agentes municipais e os técnicos do Sistema Estadual do Meio Ambiente, para que ao final da capacitação, estes agentes se sintam seguros e apoiados para desenvolver a gestão ambiental em âmbito local, considerando a criação e o fortalecimento de instâncias como o órgão ambiental municipal, o conselho e o fundo municipal de meio ambiente”, esclarece Bonetti.
“A responsabilidade dos gestores ambientais dos municípios é muitas vezes maior do que eles próprios imaginam, não é um trabalho rotineiro de conceder uma licença ou aprovar algum empreendimento, e sim entender as consequências dessa licença ou empreendimento para toda a comunidade. Precisamos encontrar uma abertura para que eles possam entender que muitas das coisas terão que ser feitas de uma forma diferente do que sempre foram feitas, analisar alternativas que talvez não tenhamos imaginado antes, mas que tecnicamente e cientificamente são mais adequadas, para que possamos encontrar o equilíbrio entre o meio ambiente e a sobrevivência do ser humano no planeta”, explica Silvio Barros.
OFICINAS – Durante o seminário foram abordados os seguintes temas: Programa Integrado de Conservação do Solo e Água do Paraná – PROSOLO; Cadastro Ambiental Rural (CAR); Elaboração de Projetos e Captação de Recursos; Mudanças Climáticas, Meteorologia e Defesa Civil; A3P; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s); ICMS Ecológico; Pagamento por Serviços Ambientais por Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN); Aspectos Legais da Arborização Urbana; Programa Agricultura de Baixo Carbono - Plano ABC; Sistema Estadual de Recursos Hídricos.
O primeiro encontro formativo do PNC foi destinado aos municípios da região Oeste do Paraná, ocorrido na cidade de Foz do Iguaçu. Posteriormente as regiões Centro-Sul e Sudoeste foram contempladas com evento realizado em Guarapuava. Com esta edição em Maringá, a região Norte fica atendida. Curitiba foi a cidade escolhida para o encerramento do programa, nos dias 28 e 29 deste mês, englobando as regiões Sul e Sudeste.