Obras de alargamento da areia chegam ao Pico de Matinhos nesta terça-feira 26/09/2022 - 14:27

As obras estão avançando rápido na Orla de Matinhos. Nesta semana, o alargamento da faixa de areia chega ao Pico de Matinhos, um dos pontos turísticos mais famosos do Litoral. 

 

Com as máquinas trabalhando a todo vapor, o acesso à praia nessa altura será bloqueado para moradores e visitantes a partir desta terça-feira (27). A interdição é necessária para a segurança da população.

Aos pescadores será permitido um acesso provisório, a fim de garantir a continuidade das suas atividades diárias, importantes para sua geração de renda. Essa possibilidade foi costurada pelo Instituto Água e Terra (IAT), o Consórcio Sambaqui e representantes da atividade pesqueira. 

Para os praticantes do surfe, o acesso deve permanecer bloqueado por apenas dez dias, a fim de garantir a segurança dos atletas durante a operação das máquinas. É fundamental respeitar as sinalizações que indicam os acessos restritos. 

OBRAS

O alargamento da faixa de areia nos Balneários de Matinhos teve início no Balneário Riviera e deve atingir o Pico de Matinhos nesta terça. Após este trecho, a draga Galileo Galilei, que executa o processo de dragagem da areia, voltará ao Balneário Riviera e fará o engordamento da praia até o Balneário Flórida.

No total, serão 4,5 km de faixa de areia até 100 metros mais larga nos Balneários de Matinhos, com cerca de 1,7 milhão de metros cúbicos de areia a mais depositados na orla. O processo é o mesmo já realizado na praia de Caiobá, que teve o alargamento realizado em 1,8 km, com um milhão de metros cúbicos de areia, e cujo acesso à praia já foi totalmente liberado para utilização pública.

As obras de alargamento da faixa da areia fazem parte das Obras de Revitalização da Orla de Matinhos, com investimentos de R$ 314,9 milhões por parte do Governo do Estado. 

O investimento se refere a uma série de intervenções, entre engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, obras em canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

ENGORDA DA ORLA 

 Com as máquinas trabalhando a todo vapor, o acesso à praia nessa altura será bloqueado para moradores e visitantes. A interdição é necessária para a segurança da população.

 No total, serão 4,5 km de faixa de areia até 100 metros mais larga nos Balneários de Matinhos, com cerca de 1,7 milhão de metros cúbicos de areia a mais depositados na orla.

 As obras de alargamento da faixa da areia fazem parte das Obras de Revitalização da Orla de Matinhos, com investimentos de R$ 314,9 milhões por parte do Governo do Estado.