Obras no Litoral avançam em diversas frentes de trabalho 19/08/2022 - 17:10

Replantio de restinga e início do paisagismo na praia de Caiobá são frentes de trabalho executadas ao mesmo tempo da construção do espigão no Pico de Matinhos. Também continua o acompanhamento da estabilização da areia no trecho que ganhou o alargamento de até 100 metros de largura.

Cerca de 5 mil mudas de seis espécies restinga foram plantadas em um trecho de 1500 metros quadrados metros na praia. As mudas são analisadas pela equipe profissional para garantir que a planta se adapte, porém um cenário com vegetação totalmente coberta se tornará visível em um prazo mínimo de seis meses. 

Ao todo, nos 6,3 km que compõem a Recuperação da Orla de Matinhos, o Litoral contará com 75 mil metros quadrados de extensão com espécies nativas de restinga. A área é 40 mil metros quadrados maior do que existia antes (35 mil metros quadrados) e vai substituir 16 mil metros quadrados de vegetação exótica.

Da mesma forma, já teve início a construção  da nova faixa de infraestrutura de ciclovias, calçadas e acessibilidade, componentes que integram a urbanização do projeto executivo das obras. 

Os coqueiros existentes na calçada antiga e que habitam o Litoral do Estado há anos, estão sendo replantadas em um local mais adequado ao projeto de urbanização.

OBRAS – As Obras de Recuperação da Orla de Matinhos têm investimentos de R$ 314,9 milhões do Governo do Estado, através do Instituto Água e Terra (IAT), e executada pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação pública.

As obras na Orla de Matinhos preveem, além da engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. Essa combinação vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município.

O trabalho não para...

- Cerca de 5 mil mudas de seis espécies restinga foram plantadas;

- Replantio de restinga;

- Estabilização da areia onde foi feita a engorda;

- Construção do espigão no Pico de Matinhos.