Palestra do secretário Caetano encerra programação do Mês do Meio Ambiente na Seil 27/06/2014 - 15:40

O secretário Antonio Caetano de Paula Jr encerrou nesta sexta-feira a Eco- Seil, que marcou o mês de junho na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística. A convite do secretário José Richa Filho, Caetano falou sobre a política ambiental do Paraná aos servidores da Seil e suas autarquias DER-PR, Paraná Edificações e Ferroeste, no Auditório do DER-PR, em Curitiba. A integração das Secretarias de Governo é fundamental para os destinos do Paraná, destacou Caetano, citando o exemplo da definição do traçado da Ferrovia Maracaju-Paranaguá, que conciliou a necessidade do ampliação da infraestrutura com a preservação do meio ambiente. “Reunimos Seil, Ferroeste e Sema, para chegarmos a um novo traçado, que não passa pelos dois parques (Guaricana e Saint Hillaire) e reduz imensamente os impactos ambientais”, disse. A palestra foi transmitida para 19 superintendências e escritórios regionais do DER em todo o Paraná.

O secretário José Richa Filho ressaltou a grande participação dos servidores na Eco-Seil, que teve como foco a conscientização ambiental. Além de palestras, os funcionários da Seil e do Ministério Público do Paraná ganharam um jardim de descanso, nomeado Espaço Bem-Estar. O Jardinete da Casa Rosada, localizado em Curitiba, serve para momentos de lazer, descanso, leitura e cultivo de uma horta, além de caminhadas e ginástica laboral. “Essa palestra e as outras ações feitas são importantes para a concientização dos servidores em relação ao meio ambiente. Fico feliz com o resultado do EcoSeil, pois mudanças simples no ambiente de trabalho já fazem a diferença”, afirma.

Caetano propôs uma reflexão sobre a biodiversidade, para além da questão estritamente ambiental. “Apenas 1% da flora foi pesquisada para fins medicinais. Quando a gente pensa em biodiversidade, não é só porque a paisagem é bonita. Pode estar ali a solução para muitos de nossos problemas”, disse.
O secretário do Meio Ambiente apresentou um balanço de ações administrativas na Sema, como a digitalização da biblioteca e a redução de custos que possibilitou o aumento dos investimentos em modernização, com a renovação dos equipamentos de informática e a reforma do prédio. Na área da política ambiental, Caetano apresentou avanços como a instalação dos comitês de bacias hidrográficas, a cobrança pelo uso da água, o aprimoramento da previsão de desastres climáticos e o programa Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

GALERIA DE IMAGENS