Paraná apresenta política de gestão de resíduos sólidos em convenção na Suécia 16/09/2022 - 15:46

Convenção internacional tem duração de duas semanas e integra apresentação de modelos de gestão dos resíduos sólidos e treinamento sobre como melhorar o processo nos Estados e municípios.

Após participar de uma rigorosa seleção, o modelo do Estado do Paraná referente à gestão de resíduos sólidos foi escolhido para ser apresentado em uma convenção internacional em Estocolmo, na Suécia. O Estado será representado a partir desta quinta-feira (15) por uma profissional da Diretoria de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

A profissional também vai participar, ao longo das duas semanas que permanecerá no país, de um treinamento sobre como melhorar a gestão de resíduos. A convenção é fundamental, ainda, para a troca de experiências entre países e outros estados brasileiros para a eficácia da gestão de resíduos sólidos.

A convenção internacional acontece em um momento crucial, em que o mundo sente os efeitos das mudanças climáticas e o aquecimento global. No ano passado, o Estado lançou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) e já caminha para a gestão integrada de resíduos sólidos, mas os desafios ainda são grandes e o cumprimento de todas as ações depende da união de todas as esferas: municípios, estados e governo federal.

SOLUÇÕES – Em conformidade com o PERS, o Estado do Paraná já desenvolve projetos voltados ao desenvolvimento de novas tecnologias para o tratamento e destinação de RSU (programa LIXO 5.0); para o incentivo da atuação consorciada de municípios no destino adequado dos resíduos (Programa Consórcios Regionais); e para o reaproveitamento e reciclagem de materiais constituintes dos resíduos na área empresarial (Plano de Logística Reversa – PLR/ Plataforma “Contabilizando Resíduos”).

Também são realizadas ações conjuntas com prefeituras municipais e entidades privadas (R-20) visando preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento social.

Paraná modelo em gestão de resíduos sólidos

A convenção é fundamental para a troca de experiências entre países e outros estados brasileiros para a eficácia da gestão de resíduos sólidos.