Paraná terá Central de Dados Espaciais integrado para Sistema de Geoprocessamento 04/06/2014 - 16:20

Para facilitar o acesso online aos dados do Meio Ambiente, um novo empreendimento foi iniciado: A implementação de uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) deve ser criado para o Sistema Sema pela Celepar.
Com o objetivo de compartilhar conteúdos, o Paraná deve ser um dos estados a ter uma base de dados compartilhada, juntando as autarquias do Meio Ambiente (ITCG, IAP, Águas) em um repositório integrado na internet.

O projeto que já está encaminhado foi discutido em reunião com o secretário Antonio Caetano de Paula Júnior, representantes e o diretor-presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, na manhã desta terça-feira (03).
“Hoje, cada órgão trabalha em uma plataforma, em uma linguagem diferente, o que dificulta a integração dos dados. O objetivo é trabalharmos juntos em uma mesma base. Além disso, queremos a garantia que todos tenham acesso a estes dados. Isto significa transparência e proximidade da gestão com a população”, afirma Caetano.

A Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) é um conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento, necessários para facilitar o acesso e o compartilhamento do uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal.

“Identificamos a necessidade do Meio Ambiente em compartilhar informações geoespaciais através da implantação da IDE, projeto inovador no Paraná, trazendo ao meio ambiente e suas vinculadas maior agilidade nos serviços prestados”, explica José Eduardo Rodrigues, coordenador de atendimento da Celepar.

GALERIA DE IMAGENS