Parques estaduais funcionam durante o verão; confira a lista das unidades abertas à visitação 05/01/2022 - 17:43

O Paraná possui 71 Unidades de Conservação, sendo 24 com atrativos e permissão de visitas públicas. Atendimento e horário de funcionamento dos Parques Estaduais seguem com capacidade total e se tornam opções de lazer durante as férias de verão.

 

A primeira Unidade de Conservação (UC) criada no Paraná foi o Parque Vila Velha, nos Campos Gerais, em 1953. Hoje, o Estado dispõe de 71 UC’s, sendo 24 delas abertas ao público. Elas são uma ótima opção de turismo ecológico para os paranaenses e visitantes de outras regiões.

Os parques estaduais funcionam com neste verão com horário de funcionamento normalizado durante as férias. Os abertos ao público recebem o número máximo de visitantes, atendendo a todos os protocolos sanitários de prevenção da Covid-19 e respeito às normas ambientais.

“São áreas de preservação maravilhosas, cada qual com seus diferenciais geológicos, de fauna e flora. Há esculturas naturais esculpidas pela natureza durante séculos, florestas nativas intocadas com espécies raras, rios de água límpida e piscinas naturais, centenas de espécies de aves, répteis e mamíferos e paisagens exuberantes”, destaca o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes.

As normativas finais das UC’s são definidas pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). De acordo com a Portaria IAT nº 313/2121, os parques estão abertos à visitação para atividades individuais, como caminhada, corrida e trilha.

Eles fecham para manutenção apenas nas terças-feiras. Os parques estaduais do Palmito, Mata São Francisco, Campinhos e a Estação Ecológica do Caiuá são exceções, abertos de segunda a sexta-feira, com o mesmo horário de funcionamento.

PREVENÇÃO – As medidas sanitárias de segurança para controle da pandemia da Covid-19 seguem presentes nas UC’s. O uso de máscara e álcool em gel e o distanciamento por todos os visitantes continuam obrigatórios durante todo o período de visitação.

“A pandemia ainda exige cuidados e precisamos da colaboração de todos. Sabemos que há muita procura desses locais para lazer, mas pedimos a compreensão para que o passeio seja feito com segurança", afirma o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.

Além das medidas sanitárias, é recomendado que os turistas levem protetor solar, roupas confortáveis, repelentes e garrafas de água, especialmente quem pretende fazer trilhas. Vale lembrar que os bebedouros permanecem interditados.

O QUE NÃO FAZER – Além das medidas de segurança individuais, algumas atividades são proibidas dentro das Unidades de Conservação, a fim de manter a tranquilidade do passeio e a saúde ambiental. As UCs não permitem a entrada de animais domésticos. Também é irregular adentrar os parques por outras localidades que não seja a portaria oficial e comercializar qualquer tipo de produto dentro das áreas. Estas medidas visam controlar o número de visitantes nos locais, preservar a fauna e a flora e evitar acidentes.

Para saber como chegar e outras informações sobre os parques do Paraná, acesse o mapa em http://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Conheca-os-Parques-do-Parana.

 

11 dicas para uma conduta consciente em ambientes naturais

Visitar unidades de conservação é uma experiência fantástica e também uma grande ação de educação ambiental. Para isso, é importante seguir regras, criadas com o objetivo de minimizar o impacto do uso público em áreas naturais. Confira algumas delas:

  Conheça e respeite o regulamento de cada parque.

  Viaje em grupos pequenos, de até 10 pessoas, que causam menos impacto. E evite caminhar sozinho.

  Leve equipamentos adequados para cada situação. Carregue lanterna, agasalho, capa de chuva, protetor solar, repelente, alimento e água.

  Use as trilhas demarcadas e não tente pegar atalhos.

  Acampe somente em locais pré-estabelecidos pelas autoridades, quando existirem.

  Jamais corte ou arranque vegetação.

  Traga de volta todo o lixo que produzir – não queime nem enterre.

  Dos parques, só leve fotos! Animais, plantas, rochas, sementes e conchas fazem parte do ambiente e ali devem permanecer.

  Muito cuidado com o fogo! Fogueiras são proibidas, só permitidas em áreas de acampamento. Elas são uma das grandes causas de incêndios florestais.

  Não alimente os animais.

  Ande e acampe em silêncio. Deixe equipamentos sonoros em casa.


Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em: www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo