Plano de Bacia é aprovado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas Piraponema 26/11/2021 - 15:01

O objetivo é realizar o monitoramento da água para garantir o produto em quantidade e qualidade às futuras gerações.

 

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Pirapó e Paranapanema 3 e 4, denominado Comitê de Bacias Hidrográficas Piraponema, aprovou, nesta semana, o Plano de Bacia. O documento irá nortear e definir todas as ações nas Bacias de abrangência do Comitê, sendo um grande avanço para a gestão dos recursos hídricos locais. 

O Plano de Bacia acompanha e discute ações para o monitoramento da água com o objetivo de evitar a degradação da mesma. Dessa forma, ficam garantidos o crescente uso da água e a sua conservação, para a oferta de água com qualidade à sociedade. Ele foi aprovado na 33a Reunião Ordinária do Comitê Piraponema, nessa semana (24).

No mês passado também foi aprovado o enquadramento dos corpos hídricos do Comitê Piraponema, uma conquista após anos de trabalho. A decisão foi tomada durante a 36a Reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).

COMITÊ - O Comitê de Bacia Hidrográfica é o fórum em que um grupo de pessoas, com diferentes visões e atuações, se reúne para discutir sobre um interesse comum, o uso d’água na bacia. 
Ele é composto por representantes do poder público, da sociedade civil e de usuários de água. As suas atribuições são definidas pela Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos.


Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de  Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em: www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo