Presidente do IAP participa de encontros em Francisco Beltrão 27/07/2012 - 15:20

__________________________________________________________________________________________

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, participou nessa quarta e quinta-feira (25 e 26) de encontros com funcionários e lideranças locais em Francisco Beltrão. Também participaram dos eventos o secretário de estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Marcio Nunes, e o presidente do Instituto de Terras Cartografias e Geociências (ITCG), Amílcar Cavalcanti.

Durante as visitas e encontros as autoridades ambientais do Estado trataram de assuntos relacionados à políticas e ações ambientais, como projetos envolvendo a educação ambiental, o programa Bioclima Paraná, melhorias nas condições de trabalho, entre outros.

FUNCIONALISMO - Na tarde dessa quarta-feira (25) o presidente do IAP e o secretário de Meio Ambiente se encontraram com os funcionários dos órgãos de Francisco Beltrão e Pato Branco para discutir melhorias nas condições de trabalho como: aumentos salariais, infraestrutura, veículos e equipamentos. Todas as solicitações feitas pelos funcionários já estão sendo providenciadas pelos presidentes dos institutos e secretario de estado.

O secretário Jonel disse que na próxima semana o Governo do Estado trará novidades quanto a melhoria salarial solicitada pelos funcionários que estão mobilizados. Ao mesmo tempo, o presidente do IAP lembrou dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo governo do estado para melhorar a preservação do meio ambiente e, conseqüentemente, as condições de trabalho. “Para melhorar a infraestrutura, aumentos salariais e trazer novos funcionários nós precisamos buscar recursos e resgatar a credibilidade dos órgãos ambientais do Estado. E isso eu e o secretário estamos fazendo de todo o possível, técnica e politicamente”, afirmou Tarcisio.

PROJETOS – Os representantes da área ambiental do Estado também ouviram, nessa quarta-feira, a proposta do município de Francisco Beltrão e do Núcleo Regional de Educação para a criação de uma escola de ensino fundamental que tem como principal objetivo trabalhar a educação sócio ambiental na região. O projeto foi bem aceito entre os representantes do Estado, porém também precisa de alguns ajustes de forma a torna-lo executável e aceito tanto pelos órgãos ligados a educação como aos órgãos ambientais. “Nós estamos sensibilizados com a proposta porque realmente e um projeto muito importante e está dentro do que pensamos para a nossa Lei de Educação Ambiental do Estado”, comentou o secretário Jonel.

O presidente do IAP elogiou a iniciativa e sugeriu que o município buscasse parceria com cooperativas e iniciativas privadas para que também apoiasse o projeto com recursos e investimentos. “Quando a gente vê uma proposta como essa nós nos sentimos motivados a continuar trabalhando para buscar iniciativas que promovam a preservação ambiental no estado”, elogiou Tarcisio.

Nessa quinta-feira os representantes do Sistema Ambiental do Estado se reúnem com as Associações de municípios da região, prefeitos e autoridades municipais do Oeste do Estado para apresentar o Programa Bioclima Paraná, a Política Estadual de Resíduos Sólidos, e a Lei Federal Complementar nº 140.

GALERIA DE IMAGENS