Programa Castrapet Paraná chegará a nove cidades em maio 24/04/2023 - 16:28

O Governo do Estado fechou mais uma agenda para o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná. Em maio, mais nove municípios serão contemplados: Arapoti, Siqueira Campos, Andirá, Cambé, Rolândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Foz do Iguaçu e União da Vitória. Está prevista a castração de mais 2071 animais, entre cães e gatos, machos e fêmeas.

Embora um novo ciclo do programa não tenha iniciado, um saldo remanescente de insumos do ciclo anterior possibilitou uma nova edição no próximo mês.

Sustentabilidade: Paraná organiza encontro inédito sobre preservação ambiental e turismo

Os três primeiros ciclos do projeto alcançaram 218 municípios e 73.088 animais castrados, com o investimento de cerca de R$ 11 milhões, entre abril de 2019 e março de 2023. O programa é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), com recursos de emendas parlamentares e do Tesouro do Estado.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, ressaltou a quantidade de animais atendidos pelo programa: “O CastraPet já atendeu um número expressivo, mais de 70 mil animais. Graças à dedicação de toda a equipe, conseguimos abrir mais uma agenda e dar seguimento a esse importante programa de saúde única”.

Para a sua execução, as prefeituras precisam disponibilizar o local adequado para a estrutura, dar o suporte na recepção e fazer os cadastros dos interessados previamente e com lista reserva. O município também deve dar contrapartida de 5% do valor conveniado, que será revertido em ações ambientais educativas.

Paraná vira referência em gestão compartilhada de Unidade de Conservação com indígenas

A castração de cães e gatos evita crias indesejadas e problemas como aumento da população de rua e maus-tratos, além de doenças como câncer de útero e mamas nas fêmeas e redução da incidência do câncer de próstata nos machos. A intervenção cirúrgica também contribui para diminuição de algumas doenças infecciosas que podem ser transmitidas ao homem (zoonoses).

PROGRAMA – O programa foi criado em 2019, com a proposta de conter o aumento do número de animais abandonados nas ruas das cidades, evitar doenças e transmitir conhecimento sobre cuidados e boa convivência entre famílias e pets. Ele é destinado para população de baixa renda, organizações da sociedade civil e protetores independentes.

Confira abaixo o dia em que o CastraPet estará presente em cada cidade:

16/05 - ARAPOTI

17/05 - SIQUEIRA CAMPOS