Programa troca lixo reciclável por benefícios
04/05/2019 - 14:10
Resíduos são transformados em pontos e trocados por recompensas, como por exemplo: cursos profissionalizantes.
A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo participou nesta sexta-feira (3) do lançamento do programa SO+MA, na Cidade Industrial de Curitiba. O programa é uma parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura de Curitiba e a empresa SIG Combibloc .
A SO+MA é um programa de fidelidade em que as pessoas trocam lixo reciclável por pontos que são transformados em recompensas, como cursos e outros benefícios. O projeto é patrocinado pela empresa SIG - Sistemas Cartonados Assépticos - que fabrica embalagens cartonadas (caixas de suco e de leite longa vida, por exemplo).
“Esse é um programa importante que precisa ser valorizado. Alia o desenvolvimento social ao respeito ao meio ambiente”, afirmou a diretora de Políticas Ambientais da secretaria, Fabiana Campos.
Segundo ela, a iniciativa da SIG deve ser disseminada e inspirar outras empresas a atuar de modo responsável para implantar a logística reversa.
“Como contrapartida dos benefícios fiscais que recebeu do programa Paraná Competitivo, a SIG apoia o programa SO+MA e encoraja e motiva a comunidade sobre a importância da reciclagem”, analisa a diretora.
Segundo a fundadora do programa, Cláudia Pires, desde dezembro de 2018, quando o SO+MA foi implantado em fase experimental, foram recolhidos 7 toneladas de resíduos.
“O programa valoriza a atitude do cidadão pelo ato de reciclar e ao mesmo tempo reduz o impacto ambiental e contribui para a valorização social da comunidade”, disse.
Para o presidente da SIG, Ricardo Lança Rodrigues, o apoio a projetos de sustentabilidade e ações ambientais são parte do compromisso da empresa com a cidade.
“Curitiba é referência em programas de reciclagem e respeito ao meio ambiente. Ao apoiar esse programa, nossa empresa ajuda a cidade no protagonismo que sempre teve nessa área. O programa tem um conceito inteligente, porque motiva e recompensa o cidadão a reciclar, e tenho certeza que terá um grande impacto na vida das pessoas dessa comunidade”, afirmou.
O coordenador de Resíduos Sólidos da secretaria, Laerty Dudas, acredita que um dos grandes desafios que os governos enfrentam é a implantação de programas de logística reversa.
“A legislação determina que a responsabilidade pelos resíduos é de fabricantes, distribuidores e importadores. O programa SO+MA é uma iniciativa que incentiva a comunidade e dá benefícios concretos a quem recicla o lixo”, disse.
Também participaram do lançamento do programa, o prefeito de Curitiba e a secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza Dias.
Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo em:
https://www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/