Reunião da Agenda 21 discutirá propostas para a Consulta Nacional Pós-2015 13/03/2013 - 17:10

O Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná marcou uma reunião extraordinária para as 14h30 da próxima segunda-feira (18), no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). O encontro discutirá sugestões para a Consulta Nacional Pós-2015 ‘O mundo que nós queremos’, lançada pela Secretaria-Geral da Presidência da República. O objetivo é buscar a participaçãoda sociedade civil na construção de uma agenda de desenvolvimento em longo prazo, por meio do preenchimento de um questionário virtual, que já está disponível na internet. “É importante que o Fórum se manifeste, respondendo conjuntamente o questionário. Tragam suas ideias para a reunião para que juntos possamos discuti-las e enviá-las como um coletivo”, convoca Rosana Gnipper, coordenadora das Ações da Agenda 21 Paraná.

O Brasil é um dos 50 países envolvidos na consulta popular, que surgiu na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, dentro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A ideia é definir prioridades e necessidades a serem contempladas na elaboração da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, data limite inicialmente prevista para que os países membros das Nações Unidas alcancem as metas traduzidas nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). O resultado dessas consultas irá compor o relatório a ser apresentando pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, aos líderes globais na próxima Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a ser realizada em setembro de 2013.

8ª Reunião Extraordinária do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná
Local: Auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema).
Endereço: Rua Desembargador Motta, 3384 – Mercês.
Data: 18 de março de 2013 (segunda-feira).
Horário: 14h30.
O questionário da Secretaria-Geral da Presidência da República está disponível no link: www.secretariageral.gov.br/internacional/consultapos2015/questionario
Outras informações sobre o assunto podem ser acessadas em: www.secretariageral.gov.br/internacional/consultapos2015