Richa diz que certificação ambiental de empresas públicas valoriza negócios paranaenses e a biodiversidade

01/03/2016 - 17:30

O governador Beto Richa recebeu nesta terça-feira (1) um grupo de integrantes do Instituto Life. Lançado no Paraná há cinco anos, o Life é uma metodologia exclusiva de certificação ambiental, para reconhecer empresas públicas e privadas que desenvolvem ações de conservação da biodiversidade.

“Vou encaminhar para as empresas públicas paranaenses o pedido de análise de certificações ambientais, pois é um processo que agrega valor aos negócios, é bom para valorizar o estado e principalmente a nossa biodiversidade”, disse o governador.

A Sanepar já está avaliando a implantação do Life. “Muitas dessas empresas, como a Sanepar, a Copel, por exemplo, já têm muitos dados e ações que são feitos e que apenas precisam do reconhecimento de uma certificação”, disse Miguel Milano, integrante do Life.

No Paraná, o Tecpar é o órgão responsável pelas auditorias e certificação da metodologia Life, reconhecida pela Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB). Para o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski, a certificação traz um ganho institucional muito grande e pode gerar recursos para manutenção das Unidades de Conservação, especialmente das Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

“É um ganha-ganha. A empresa agrega valor a seus negócios provando que a temática da biodiversidade faz parte da sua gestão, e seus impactos são compensados de forma voluntária, criando unidades de conservação ou ajudando a manter as que já existem, sejam públicas ou particulares”, disse Soavinski .

O maior fator de compensação ambiental para as empresas certificadas é com as Unidades de Conservação, e muitas acabam criando e mantendo reservas particulares, como foi o caso da Posigraf, empresa paranaenses que mantém a Mata do Uru, no município da Lapa. Outra RPNN paranaense, fruto da Certificação Life, fica em Antonina, no Litoral. A área foi criada e é mantida pelo escritório de advocacia Giaa, Silva & Gaede Associados.

Os secretários estaduais do Planejamento, Sílvio Barros e de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, também acompanharam a reunião.

GALERIA DE IMAGENS