Rio Piquiri será repovoado com 145 mil peixes nativos no próximo domingo 23/03/2022 - 15:05

Do total de peixes nativos, 115 mil são oriundos do projeto Rio Vivo, desenvolvido pelo Governo do Estado, e outros 30 mil do Rotary Club de Assis Chateaubriand.

Com participação da sociedade civil e ações de educação ambiental, o Rio Piquiri será repovoado com 145 mil peixes no próximo domingo (27). A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Superintendência de Pesca e Bacias Hidrográficas do Paraná, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

Esta é a quarta ação de soltura de peixes nativos nas Bacias Hidrográficas do Paraná, e conta com a parceria do Rotary Club de Assis Chateaubriand, pertencente ao Distrito 4640. Autoridades locais, representantes do grupo Tiro de Guerra e Amigos da Pesca do Rio Piquiri, e também estudantes da Escola Municipal Edésio Silotti, participam do repovoamento do rio, com plantio de 100 mudas de árvores nativas (araçá e pitanga), cedidas pelo Instituto Água e Terra (IAT).

“É uma ação completa de educação ambiental, onde a comunidade local é o principal público. O Rio Vivo desperta a consciência sobre a importância de cuidarmos da fauna aquática e de cuidar do entorno dos rios plantando árvores. Se as margens dos rios não estiverem preservadas, de nada adianta repovoar nossos rios”, destaca o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

Dos 145 mil peixes que o Rio Piquiri receberá, 115 mil são do Rio Vivo, entre lambaris, piaus, dourados e pintados. Outros 30 mil são pacus, adquiridos pelo Rotary Club local. A instituição é uma grande parceria do Governo do Estado na promoção de ações de educação ambiental. 

O presidente do Rotary Club de Assis Chateaubriand, Wyllian Gongora, ressalta que a soltura desses peixes em parceria com a Sedest, o grupo Amigos da Pesca do Rio Piquiri, a Prefeitura Municipal e a sociedade civil, prova que a união de esforços sempre oferece bons resultados. 

“Com a efetivação da sétima área de enfoque do Rotary Meio Ambiente, reforçamos o nosso cuidado dessa área com mais efetividade, não somente na soltura de peixes, mas também no plantio de árvores nativas, além de cuidar da qualidade da água e cultivá-la”. 
O evento no próximo domingo começa às 8h30, na Casa de Vidro do Rio Piquiri, na Rodovia Assis Chateaubriand, sentido Brasilândia do Sul.

RIO VIVO – O Rio Vivo já promoveu, desde 2019, a soltura de mais de 1,4 milhão de peixes nativos nas Bacias Hidrográficas dos rios Paraná, Paranapanema, Ivaí e Iguaçu. Os peixes são adquiridos pelo Governo do Estado, que atingirá a marca de 2,6 milhões de peixes inseridos nos rios do Paraná ainda neste ano.


Acompanhe o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo também no Facebook e Instagram :)

AÇÕES ANTERIORES

Esta é a quarta ação de soltura de peixes nativos nas Bacias Hidrográficas do Paraná. O Programa Rio Vivo já promoveu, desde 2019, a soltura de mais de 1,4 milhão de peixes nativos nas Bacias Hidrográficas dos rios:

  Paraná
  Paranapanema
  Ivaí
  Iguaçu